Rus Kendall trocou a câmera pelo forno, a foto pela pizza e o holerite pelo sonho de empreender.
O americano largou seu emprego como editor de fotografia em um jornal e abriu uma pizzaria. E sacou que muitos de nós vão ter que fazer uma opção parecida, seja por desejo ou necessidade.
Ele criou o grupo no Facebook “What’s Your Plan B?“, ou “qual é o seu plano B”, em tradução livre. Seu foco são fotógrafos, repórteres, designers e editores que perderam seus empregos ou estão na berlinda.
Em 2015, talvez todo mundo esteja na berlinda. A crise, o medo da crise, o dólar, os anunciantes… motivo nunca faltou nem vai faltar.
“Eu quis criar um espaço relevante onde aqueles que tiveram sucesso ao partir para o plano B possam interagir com quem precisa de um caminho alternativo”, afirmou Kendall em entrevista ao blog de Jim Romenesko, que trata de assuntos relacionados a mídia.
“Espero oferecer recursos para os colegas que de repente se viram sem emprego e que não têm culpa nenhuma nisso. Tive um estalo quando li uma pesquisa falando que 54 mil pessoas [nos Estados Unidos] tinham perdido seus empregos na mídia impressa nos últimos 7 anos. É o equivalente à população de uma cidade de pequeno porte!”, disse o feliz proprietário de uma pizzaria.
O “What’s Your Plan B?” foi criado há pouco mais de uma semana e já conta com mais de 3700 integrantes. O grupo é fechado, as postagens são em inglês e é necessário enviar uma solicitação para participar.
Tapa na cara, mural de emprego e grupo de apoio em um só lugar, como bem definiu o site Poynter.
A ideia é compartilhar ideias, vagas de trabalho, planos de negócio ou qualquer outra informação que possa ajudar os futuros ex-jornalistas.
Talvez mais interessante do que participar do grupo seja pensar como seguir em frente caso sua carreira no jornalismo esteja em um beco sem saída.
O Jornalistas Que Correm já deu uma brecha sobre possíveis caminhos aqui, mas estamos abrindo a casa e puxando a cadeira para quem quiser usar esse espaço para conversar sobre o tal plano B.