Quando me entregaram a inconfundível sacola preta e branca da Adidas confesso que salivei. Já pensei que fosse algum modelo da nova coleção para teste. Ao abrir, vi um Springblade usado, todo sujo de terra e o convite para a apresentação da nova iniciativa de sustentabilidade da marca. Mais do que uma ativação bem bolada, eles apostam no órgão mais sensível do corpo humano: o bolso.
O programa Pegada Sustentável 2.0 recolhe acessórios esportivos usados em 41 lojas da Adidas em todo Brasil. Para incentivar o consumidor a dar o destino correto para as peças que não usa mais, a Adidas oferece 15% de desconto por produto descartado.
O projeto, uma ampliação do programa iniciado em 2012, passa agora a aceitar itens que vão além dos tênis esportivos, recolhendo também camisetas, calças, shorts, e blusas de qualquer marca ou estilo. Sim, você pode chegar lá com o seu Bamba batido e conseguir um precinho mais camarada num pisante zero bala.
Além da reciclagem, materiais podem servir para reuso ou geração de energia. Depois do descarte, os produtos são enviados para a I:CO, entidade parceira da Adidas especializada em gestão de ciclo de vida de calçados e roupas, responsável pelo processo de triagem. Dependendo do nível do estrago, o produto será direcionado para um dos três caminhos: reciclagem, onde a matéria prima é aproveitada para fazer outra peça; reuso, no qual passa por higienização e retorno ao mercado de roupa usada; ou geração de energia, quando o produto se transforma em combustível para fornos de cimento.
Apesar de algumas peças no seu armário mostrarem o contrário, roupas e calçados esportivos costumam ter boa qualidade. Por isso, muitas vezes as peças descartadas ainda têm utilidade e contêm matéria-prima que pode ser usada em novos produtos.
A boa notícia em tempos de crise (hídrica, ambiental, econômica…) é que o número de produtos reciclados via programas de logística reversa como o Pegada 2.0 está crescendo, permitindo transformar sobras de tecidos em outros objetos que vão de bichos de pelúcia e panos de prato.
Claro que para a Adidas pega bem se associar à causa do meio ambiente. Mas em um mundo em que o Boticário tem que bater o pé para defender um comercial com pessoas se abraçando, vale a pena ficar de olho em em marcas que se posicionam. E melhor, ajudam você a economizar com isso.