A caminhada já ultrapassou o futebol no coração dos brasileiros. É o que diz um estudo do Núcleo de Pesquisas Epidemiológicas em Nutrição e Saúde (Nupens), da Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP, publicado recentemente no International Journal of Public Health.
Segundo a pesquisa, 18,1% dos entrevistados elegeram a caminhada como principal atividade física nas horas de lazer. Já a ginástica é a escolha de 11,2% dos participantes. Os peladeiros somam 7,2%, uma redução de 20% desde 2006, quando o número era de 9,1%.
Nossa gloriosa corrida ocupa o quarto lugar, com 3,1% das respostas. Mas como a caminhada é a porta de entrada para o mais nobre dos esportes e provavelmente nesses 3,1% estão os colegas que correm na esteira, eu proclamo a corrida como a grande vencedora, com 21,2%.
A pesquisa, feita com cerca de 54 mil adultos de todas as capitais brasileiras, revelou também que os habitantes de Florianópolis são os que mais praticam esportes em seu tempo livre, bem diferente dos paulistanos, como falado aqui.
Caminhada não é esporte, é atividade física. Futebol é esporte e atividade física.
Neste mesmo contexto segue a musculação. Não é esporte, é atividade física.
Abraço!