Cidade x Cidade 3

Paulo Vieira

Tag: , , , , ,

PESQUISA REALIZADA ANUALMENTE pelo ministério da Saúde, o Vigitel teve seu resultado divulgado a conta-gotas pela imprensa esta semana.

A pesquisa é feita por telefone com adultos que vivem nas 26 capitais brasileiras e no Distrito Federal. Foram ouvidas 53 034 pessoas.

O Brasil segue com taxas ascendentes de excesso de peso. Agora, segundo o Vigitel, 54% da população está de mal com a balança. Homens são 57,3%; mulheres, 51,2%. Ano passado a taxa média fechou em 53,8%,

Os níveis de obesidade se mantiveram como no ano passado, em 18,9%. Homens puxam a marca com 19,2%; mulheres ficam em 18,7%.

Mas agora vem a parte que este pasquim mais gosta, a comparação desses índices entre capitais brasileiras.

É mais um capítulo do nosso “Cidade x Cidade”, que teve outras edições nos links abaixo.

CIDADE X CIDADE 1

CIDADE X CIDADE 2

Excesso de peso

Bem na fita (as dez capitais com menores taxas de excesso de peso): Palmas, Brasília, Teresina, São Luís, Florianópolis, Goiânia, Beagá, Aracaju, João Pessoa, Vitória.

Mal na fita (as dez capitais com maiores taxas de excesso de peso): Campo Grande, Porto Velho, Maceió, Manaus e Cuiabá, Rio, Macapá, Rio Branco, POA e São Paulo.

Obesidade

Bem na fita (as dez capitais com menores taxas de obesidade): Florianópolis, Brasília, Teresina, Palmas, Beagá, Boa Vista, Vitória, São Luís, Goiânia, Belém.

Mal na fita (as dez capitais com maiores taxas de obesidade): Manaus, Macapá, Campo Grande, Cuiabá, Porto Velho, Recife, Rio Branco, Rio, Aracaju, Salvador.

Conclusão

Brasilienses e manezinhos com as menores taxas de excesso de peso e obesidade; já o pessoal de Campo Grande, Manaus e Cuiabá precisa se ligar.

/ 993 Posts

Paulo Vieira

Influenciado pelo velho “Guia completo da corrida”, do finado James Fixx, Paulo Vieira fez da calça jeans bermuda e começou a correr pela avenida Sumaré, em São Paulo, na adolescência, nos anos 1980. Mais tarde, após longo interregno, voltou com os quatro pés nos anos 2000, e agora coleciona maratonas – 9 (4 em SP, 2 Uphill Rio do Rastro, Rio, UDI e uma na Nova Zelândia), com viés de alta – e distâncias menos auspiciosas. Prefere o cascalho de cada dia às provas de domingo e faz da corrida plataforma para voos metafísicos, muitos dos quais você encontra nestas páginas. Evoé.

Deixe seu comentário

Seu e-mail não será publicado ou compartilhado e os campos obrigatórios estão marcados com asterisco (*).

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.