O temerário quilômetro 36

Paulo Vieira

Tag: , , , , , , ,

SUÍTE É O TERMO TÉCNICO, o jargão usado pelo jornalismo para indicar uma matéria que segue por alguns dias no jornal. Em geral, trata-se da continuação de uma reportagem exclusiva, uma história que só aquele meio de comunicação tem.

Não faria sentido chamar de suíte, destarte, a cobertura ordinária de Brasília. Não ensejariam suítes as conversas nada republicanas do presidente Temer, por exemplo, ou a profusão de escândalos que dia sim, dia sim, colocam seus ministros na berlinda. As histórias têm de ser incomuns.

Fiz esse nariz-de-cena pois 1) estava com saudade deles e 2) precisava de uma justificativa formal para esticar um assunto que insiste em aparecer neste pasquim.

 Não que vocês se incomodem com isso.

É que nessa história do quilômetro da maratona em que a onça pede água faltavam ainda as respostas de um dos entrevistados, o educador físico da franquia “Clandestino” Danilo Balu.

Não faltam mais.

DANILO BALU, O DEMOLIDOR DOS MITOS DA CORRIDA

ATACANDO OS CÂNONES DA NUTRIÇÃO

DEIXAR A MARATONA É COISA DE CABEÇA OU A PARADA É MAIS EMBAIXO?

***********************

“Eu acho que o quilômetro mais difícil na maratona é o 36. 

Não tem muita explicação, mas é comum fazermos aqui no Brasil longos de até 35-36K para a maratona. E essa prova é em parte um bom “correr no escuro”.

Hora da verdade
Hora da verdade

Quando você chega bem treinado, você acha os 10K um passeio. Passa pela meia aquecido. Do 20K ao 30K está confiante, já fez isso algumas vezes.

E é mais ou menos no 36K que, cansado, você se depara com um terreno poucas vezes aventurado.

As reservas de energia já estão em níveis quase críticos, os competidores estão em silêncio, muitos quebraram pelo caminho – e você os viu –, o corpo dói, as pernas não respondem como você gostaria quando tenta acelerar.

Você está correndo no escuro por não saber exatamente o que o corpo vai lhe dizer nos próximos mil metros.

E ainda faltam longos 6K.”

/ 993 Posts

Paulo Vieira

Influenciado pelo velho “Guia completo da corrida”, do finado James Fixx, Paulo Vieira fez da calça jeans bermuda e começou a correr pela avenida Sumaré, em São Paulo, na adolescência, nos anos 1980. Mais tarde, após longo interregno, voltou com os quatro pés nos anos 2000, e agora coleciona maratonas – 9 (4 em SP, 2 Uphill Rio do Rastro, Rio, UDI e uma na Nova Zelândia), com viés de alta – e distâncias menos auspiciosas. Prefere o cascalho de cada dia às provas de domingo e faz da corrida plataforma para voos metafísicos, muitos dos quais você encontra nestas páginas. Evoé.

Deixe seu comentário

Seu e-mail não será publicado ou compartilhado e os campos obrigatórios estão marcados com asterisco (*).

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.