Chega de chulé!

Julia Zanolli

Tag: , ,

– Por que você colocou sapato para fora do quarto?

– Porque eu não quero que você sinta o cheiro do meu chulé.

O diálogo acima é real e aconteceu lá em casa. É a base de um relacionamento maduro e honesto que parte de um princípio fundamental: poupe o mundo do seu chulé.

Para dar uma forcinha para quem também tira o tênis escondido, conversamos com a dermatologista Luciane Scattone, que explica as causas do problema e dá dicas para acabar com o mau cheiro.

Jornalistas que Correm:Quais são as principais causas do chulé?
Luciana Scattone: A transpiração normalmente não tem odor, quando isso ocorre a causa é a presença de bactérias.

JQC: Ele atinge algumas pessoas mais do que outras? Esportistas, homens ou adolescentes são mais propensos a sofrer desse problema?
LC: Sim, pelo fato de transpirarem mais e usarem sapatos fechados e meias grossas, diferente das mulheres, por exemplo, que usam mais sandálias, chinelos e sapatos arejados.

JQC: Existe algum material que agrave o mau cheiro? No caso dos tênis, o que o corredor deve buscar para evitar o chulé?
LC: Meias sintéticas devem ser evitadas, prefira as de algodão e meias especificas para absorver o suor, muito usadas pelos esportistas. Geralmente calcados de má qualidade ou de plástico pioram o problema.  Isso aumenta a transpiração e o contato com material de baixa qualidade, que intensificam o mau cheiro.

JQC: Existe alguma dica para minimizar o problema?
LC: Além das meias especificas, é importante lavar bem os pés no banho, com solução antisséptica, secar bem entre os dedos e evitar usar o mesmo calçado por vários dias seguidos. Também ajuda coloca-los no sol após o uso.

JQC: O uso de talco é indicado?
LC: Também, mas como manutenção. Quando o mau cheiro persiste, é necessário procurar tratamento, com soluções antissépticas e até mesmo antibióticos locais.

/ 219 Posts

Julia Zanolli

Julia Zanolli começou a correr em nome do bom jornalismo quando foi trabalhar na revista Runner’s World sem entender nada do assunto. A obrigação virou curtição, mesmo depois de sair da revista. Se livrou do carro para poder andar a pé pela cidade, mas é fã assumida de esteira. Prefere falar de comida do que de nutrição e acha que ter tempo é muito melhor do que matá-lo.

Deixe seu comentário

Seu e-mail não será publicado ou compartilhado e os campos obrigatórios estão marcados com asterisco (*).

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.