EM SUA ÚLTIMA COLUNA DO ANO, Daniel Krutman, setorista de marketing e negócios da corrida deste JQC, fala dos novos movimentos da multinacional Asics, que deixa de organizar corridas com a Iguana para abraçar os arquirrivais da Norte Marketing Esportivo.
*******************************
A PARCERIA ENTRE ASICS E IGUANA SPORTS durou seis anos consecutivos e foi um sucesso. O circuito Golden Four deixa um legado de qualidade e exigência para as corridas brasileiras.
A QUATRO DOURADO, POR LEANDRO MORAES, DA ASICS
PERFORMANCE, PERFORMANCE, PERFORMANCE
OS VERDADEIROS MARATONISTAS
AS MARCAS CORREM DAS CORRIDAS
Essa parceria foi construída tijolo a tijolo e contribuiu para o desenvolvimento do mercado de provas de distâncias mais longas. O Brasil só tinha tradição de corridas de 5 e 10K.
O último ato, em 2016, foi lançar uma segunda maratona para São Paulo, que cumpriu a promessa de elevar o patamar dos 42K no país.
Em 2017 a parceria se desfaz e dá lugar ao novo circuito Golden Run 21K.
Por que a relação chegou ao fim? Desgaste natural, incompatibilidade de objetivos, maturidade para reconhecer que ciclos se encerram. Nada mirabolante.
E o que será do amanhã? Algumas certezas e muitas dúvidas.
Dúvida Se as provas do circuito Golden Run 21K manterão a qualidade e a evolução constantes dos últimos anos, sendo agora organizadas pelos novos produtores, o grupo Norte. Trata-se da maior empresa do setor, que monta provas também fora do Brasil.
Certeza De que as corridas de Buenos Aires, Santiago e Lima são um movimento bem orquestrado entre a marca, que assim expande sua plataforma de eventos, e o organizador, que colheu resultados muito rápidos com essas provas internacionais.
Dúvida Se os mercados latinos vão manter o patamar de sucesso dos eventos brasileiros.
Certeza De que teremos mais brasileiros experimentando a corrida em terras estrangeiras e mais estrangeiros curtindo a endorfina por aqui.
Certeza Para os corredores, só há ganhos com a maior quantidade de eventos de padrão técnico promissor; para os organizadores, um enriquecimento do portfólio de eventos customizados para a Norte; e um impacto a ser absorvido para a Iguana, que certamente vai manter o padrão elevado do circuito Run Cities.
Possibilidade Que a Asics, que vê seu circuito agora chamado Golden Run pular de três para oito eventos, tenha em 2017 o embrião de uma prova de abrangência mundial, com supermeias em vários continentes.
Uma lágrima Para a Nova Maratona de São Paulo, que marcou 2016 e prometia ser a aposta para os próximos anos. Fica a oportunidade para outras marcas se apropriarem desse desafio, talvez levando-o para outras cidades do Brasil.