Quem já trabalhou com jornalismo esportivo sabe que os torneios entre redações são uma alforria para a alma. É hora de dar rolinho no concorrente que só faz matéria quadrada, golear a turma da televisão que ganha um salário três vezes maior e confraternizar com a chefia e a equipe de arte, apesar de todos os pesares.
Este ano nossa torcida vai para a turma do LANCE! na tradicional Copa Aceesp (Associação dos Cronistas Esportivos do Estado de São Paulo). Clique aqui e confira as equipes participantes. A Itaipava, que gentilmente apoia este site, também vai patrocinar as camisetas do time no torneio.
Apesar de não compartilharmos o mesmo esporte, dividimos as agruras da vida de redação com os nossos colegas boleiros e resolvemos dar uma força para quem quiser usar a corrida para arrebentar nas peladas da firma. Quem dá as dicas é o treinador Alexandre Maximiliano, da Equipe Start Assessoria Esportiva, do Rio de Janeiro.
***
Jornalistas Que Correm: De que forma a corrida pode ajudar no treinamento para o futebol?
Alexandre Maximiliano: A corrida é uma habilidade física fundamental para o futebol e ajuda a melhorar o condicionamento cardiovascular.
JQC: Qual seria um bom treino de corrida para quem joga bola?
AM: Depende de cada jogador. Se estiver acima do peso, o ideal é fazer treinamentos mais longos para metabolizar gordura, pois jogar futebol acima do peso pode causar lesões. Jogadores como os laterais e os cabeças de área são mais exigidos fisicamente e por isso devem ter um trabalho maior de corrida. Nessas posições é indicado um treinamento intervalado, com variação de ritmo. Os zagueiros e centroavantes devem ser velozes, por isso treinos de velocidade são muito importantes na rotina de treinamento. Mas nada muito exagerado para não sobrecarregar a musculatura.
JQC: Quem só joga futebol já tem uma vantagem na corrida?
AM: Não. O futebol não condiciona para a corrida, mas a corrida condiciona para o futebol. O problema é que o futebol se jogado competitivamente exige muito do jogador e se ele for treinar muita corrida poderá estressar a musculatura e apresentar lesões. Por isso o ideal é consultar um profissional para montar um plano de treinamento adequado.