Não, eu não vou escrever sobre corridas e caminhadas realizadas por organizações sociais para arrecadar dinheiro e destacar causas importantíssimas, como a do Graac ou a Contra o Câncer de Mama. Mas sim, sobre a maratona que os atletas brasileiros, profissionais ou amadores, encaram para representar o Brasil nas Olimpíadas e, muitas vezes, é esquecida antes e depois do pódio.
Vendo uma reportagem sobre os atletas que correm os 100 metros rasos no Jornal Nacional de hoje e o quanto é exigido deles para ter um bom desempenho, decidi divulgar por aqui o projeto que o jornalista e corredor Ricardo Capriotti destacou em seu blog nessa semana: Memórias Olímpicas.
O projeto, da psicóloga e professora universitária Katia Rubio, pretende escrever uma Enciclopédia Olímpica Brasileira, com a história de todos os atletas que heroicamente representam o nosso país em competições, muitas vezes sem apoio financeiro ou bons centros esportivos para treinar.
Quer se inspirar com essas histórias? É só visitar o site SalveSport, um crowdfunding (plataforma de financiamento coletivo) voltado para propostas relacionadas a esporte, ler mais sobre o projeto e entrar para o time de colaboradores! 🙂