Dizem por aí que a corrida é o esporte mais democrático que existe. Basta um par de tênis e nada mais. E por trás desse clichê existe uma verdade muito linda e muito poderosa. Quando você está correndo não importa quanto dinheiro tem na sua conta, a quantidade de melanina na sua pele, os números no seu RG nem a sua capacidade para resolver equações. A sensação de bem-estar é universal.
O trabalho do Instituto Olga Kos (IOK) é justamente esse: a inclusão. A organização atende crianças, jovens e adultos com deficiência intelectual, particularmente Síndrome de Down, e pessoas em situação de vulnerabilidade social. A organização, fundada em 2007, atua em São Paulo realizando projetos culturais e esportivos.
Pensando nisso, organizaram a primeira edição da Corrida e Caminhada pela Inclusão – Olga Kos, que acontecerá no dia 22 de março. O evento é uma homenagem ao Dia Internacional da Síndrome de Down, comemorado no dia 21 do mesmo mês.

“É um evento aberto para pessoas com deficiência, familiares, amigos, competidores e todos que queiram abraçar essa causa. Centenas de alunos do Instituto devem participar” afirma Natália Monaco, coordenadora externa de esportes do IOK.
As inscrições poderão ser feitas até o dia 17 de março e custam R$ 40. O kit inclui camiseta, sacola, squeeze, número de peito e chip. E ainda dá direito a frutas, barras de cereais e medalha do evento. Um preço honesto considerando os valores estratosféricos da maioria das provas de corrida na cidade. A largada será às 8h, na Praça Charles Miller, no Pacaembu. É possível escolher entre corridas de 5 km e 10 km, ou caminhada de 4 km. Saiba mais aqui.
Parabéns ao Instituto Olga Kos pela brilhante iniciativa! \O/