A ciência já analisou várias vezes a relação entre música e corrida. E comprovou o que muitos de nós sentimos na prática: o Ipod faz parte do kit básico de treinos.
A trilha sonora certa pode ajudar a distrair, diminuir a percepção de dor e auxiliar o controle de ritmo.
Mas embora muita gente acredite que só o rock´n´roll ou o pancadão tenham esse efeito, uma nova pesquisa mostrou que mesmo músicas lentas podem ajudar você a correr mais rápido.
O estudo, publicado no Journal of Strength and Conditioning Research, mostrou que mais importante do que o ritmo é o quanto a música motiva o ouvinte.
Para chegar a essa conclusão, pediram que 15 atletas corressem 5K em velocidade máxima três vezes ao longo de várias semanas. Na primeira ouviram canções lentas (com 80 a 100 batidas por minuto). Na segunda, músicas mais aceleradas, com 140 a 160 batidas por minuto. E na última, em silêncio total.
Os corredores tiveram um desempenho melhor quando ouviam música, mas não houve diferença significativa entre as canções rápidas ou lentas. Ou seja, pode ouvir seus playlists de bossa nova ou música clássica sem culpa no seu próximo treino.
Precisa de ajuda para escolher a trilha sonora? Confira 5 playlists para corrida.