Cerveja hidrata mais do que água?

JQC

Tag: , , , , , , ,

Quando assisti o Nutricast sobre “6 curiosidades nutricionais para contar para os seus amigos”, a que mais me chamou atenção foi a afirmação que “cerveja hidrata mais do que água e é melhor para a recuperação muscular”. Não que eu não ligue para picanha ou prefira um queijinho branco, mas esse é o argumento perfeito para usar com o marido ou amigos abstêmios – sim, eles existem e estão por toda parte…

Não, eu não vou trocar a garrafinha de água por uma de cerveja durante o treino (até porque ela ficaria quente no final), mas estenderei sem culpa algumas corridas especiais em bares da cidade. Até porque, não é só a nutricionista Marina Gorga que defende os benefícios da cerveja. Um estudo feito pela Universidade de Granada, na Espanha, em 2009, apontou, entre outras coisas, que a bebida feita de cevada ajuda também a normalizar as alterações do metabolismo, colaborando para a reposição de substâncias perdidas durante o treino, como vitaminas, minerais e aminoácidos.

“Mas ela é feita de alcool, acelerando a desidratação”, a cerveja é 95% água e possui carboidratos e vitaminas do complexo B, que ajudam e muito o processo de reidratação. Outro ponto forte da bebida é que tem efeito oxidante, o que previne inflamações pós-treino. Os 5% de alcool ficam pequenos perto de tantos benefícios e, para quem insistir em condená-los, já há no mercado brasileiro cervejas com 0% de alcool, cujo sabor é muito parecido com o da pilsen tradicional.

Mas o que isso tem a ver com corrida? Tudo. Tanto é que o site runnersworld.com fez uma enquete com 5 mil pessoas sobre as bebidas que elas mais consumiam depois do treino. A água, claro, ficou em primeiro lugar, em segundo vieram os isotônicos e logo em seguida a cerveja, com 15% da preferência. Veja só, 750 participantes assumiram beber uma breja depois de correr! E você, o que acha dessa história?


Os espanhóis sabem mesmo das coisas…rs

/ 72 Posts

JQC

2 Comentários

  1. Avatar
    Wilian Gomes

    Cerveja desidrata, isso sim.

    http://www.medicando.com.br/conteudo/noticia/bebidas-alcoolicas-causam-desidratacao

    Responder

  2. Avatar
    Gabriel

    O alcool desidrata pois inibe o ADH ou vasopressina, fazendo com que os rins na porcão do ducto coletor dos néfrons nao reabsorva água, eliminando mais água em urina diluida alterando equilibrio osmotico

    Responder

Deixe seu comentário

Seu e-mail não será publicado ou compartilhado e os campos obrigatórios estão marcados com asterisco (*).

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.