Empresa cria detector de poluição portátil que mostra melhores rotas para correr

Julia Zanolli

Tag: , ,

O corredor urbano enfrenta tantos obstáculos, físicos e metafóricos, que a qualidade do ar não chega a ser uma preocupação (a não ser que você more na China).

Mas devia. Estudos mostram que a poluição está ligada com o desenvolvimento de doenças cardiovasculares e respiratórias, além de câncer, e aumenta os riscos de infarto tanto quanto cigarro ou má alimentação.

Pensando nisso, a startup americana Spec-Sensors desenvolveu um detector de monóxido de carbono (CO) portátil que pode dar informações em tempo real para corredores.

O dispositivo consegue medir a qualidade de CO em ambientes fechados ou ao ar livre
O dispositivo consegue medir a quantidade de CO em ambientes fechados ou abertos

É possível, por exemplo, alterar a rota do treino e partir para vias menos tóxicas de acordo com as medidas do aparelho. Ele é sincronizado com um aplicativo que pode localizar no mapa as rotas com ar mais puro. Os resultados estão disponíveis em apenas 15 segundos, de acordo com o fabricante.

Atualmente, o dispositivo tem um detector de 15 x 15 milímetros, mas a Spec-Sensors quer diminuir o tamanho para 5 x 5 milímetros para que ele possa ser acoplado em celulares, chaves, tocadores de música ou outras bugigangas que os corredores levam para o treino.

Segundo o Business Insider, empresas do segmento esportivo estudam acoplar o sensor a seus produtos no futuro. Mas para isso a empresa precisa arrecadar fundos para aprimorar o aparelho e torna-lo ainda mais compacto e eficiente.

/ 219 Posts

Julia Zanolli

Julia Zanolli começou a correr em nome do bom jornalismo quando foi trabalhar na revista Runner’s World sem entender nada do assunto. A obrigação virou curtição, mesmo depois de sair da revista. Se livrou do carro para poder andar a pé pela cidade, mas é fã assumida de esteira. Prefere falar de comida do que de nutrição e acha que ter tempo é muito melhor do que matá-lo.

Deixe seu comentário

Seu e-mail não será publicado ou compartilhado e os campos obrigatórios estão marcados com asterisco (*).

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.