Descubra como a corrida pode ajudar você a largar o cigarro

Julia Zanolli

Tag: , , , , ,

No melhor do espírito “a corrida é para todo mundo”, a gente já mostrou aqui que os fumantes também amam (e correm). Desnecessário dizer que o cigarro faz mal, que é muito difícil evoluir na corrida com ele etc etc.

Para quem precisa de uma ajuda para largar o vício (ou convencer um amigo fumante a parar), conversamos com o mestre em fisiologia do exercício e treinamento esportivo. Cadu Polazzo, da BREsportes. Ele explica como a corrida pode ser uma aliada nesse processo e porque ela é ótima para combater o cigarro.

Ajudinha: parar de fumar nem sempre é uma questão só de força de vontade
Ajudinha: parar de fumar nem sempre é uma questão só de força de vontade

Jornalistas que Correm– Quem fuma pode começar a correr? Quais são os cuidados nesse caso?
Cadu Polazzo– A pessoa que fuma pode iniciar um programa de treinamento de corrida, mas como o cigarro é um fator de risco é preciso consultar um cardiologista para fazer o teste ergométrico e ter liberação médica para treinar.
O ideal é iniciar com pouco treino e intensidade bem baixa. Quem tem pouco condicionamento deve iniciar com caminhadas e depois partir para corridas leves. Não é só o coração que está “fraco”: os músculos, tendões e ligamentos também podem sofrer microlesões quando se inicia o treino forte demais.  

JQC – Algumas pessoas acham que  correr pode ajudar a “compensar” os danos trazidos pelo cigarro. Isso funciona?
CP– Haverá melhora do condicionamento físico como um todo, mas em uma proporção menor do que em uma pessoa que não fuma. Correr ajuda a evitar a obesidade e todas as doenças associadas. Com ela, também é possível haver diminuição do colesterol ruim (LDL) e aumento do colesterol bom (HDL), quando o exercício for associado a uma dieta saudável. A corrida também diminui o risco de desenvolver diabetes do tipo 2.
O treinamento de corrida trará adaptações cardiovasculares e melhora de condicionamento físico, mas o risco de desenvolver câncer por causa da fumaça e o envelhecimento precoce continuam.

JQC – De que forma a corrida pode ajudar aqueles que querem parar de fumar? Quais são os impactos no corpo?
CP– Além das melhoras cardiovasculares [que melhoram o fôlego e a disposição, por exemplo] outro benefício pode ser a diminuição da vontade de fumar por causa do envolvimento com o exercício. A corrida pode diminuir a fissura pela nicotina.

JQC – Quanto tempo demora para que o fumante veja esses benefícios?
CP – Na mesma velocidade que uma pessoa que não seja fumante. Difícil precisar pois isso depende da pessoa, mas os benefícios podem aparecer em pouco mais de um mês-  6 a 15 semanas de treinos ininterruptos.

JQC – Além das questões mais físicas, quais outros aspectos da corrida podem ajudam aqueles que querem largar o vício?
CP – Com certeza o convívio com fumantes dificulta o processo. Por isso o círculo de amigos da corrida, que costuma ter um comportamento mais saudável, pode ajudar a vencer o cigarro. De qualquer forma, a vontade de parar vem da própria pessoa e o exercício pode ser um aliado nessa luta.

/ 219 Posts

Julia Zanolli

Julia Zanolli começou a correr em nome do bom jornalismo quando foi trabalhar na revista Runner’s World sem entender nada do assunto. A obrigação virou curtição, mesmo depois de sair da revista. Se livrou do carro para poder andar a pé pela cidade, mas é fã assumida de esteira. Prefere falar de comida do que de nutrição e acha que ter tempo é muito melhor do que matá-lo.

Deixe seu comentário

Seu e-mail não será publicado ou compartilhado e os campos obrigatórios estão marcados com asterisco (*).

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.