Onde você corre quando viaja?

JQC

Tag: , , , , , , , , ,

Uma das melhores coisas de ser freelancer é poder viajar com mais frequência, no meu caso, acompanhando o meu marido nas apresentações que ele faz pelo país sobre empreendedorismo. Normalmente, eu escolhia embarcar para os locais que me interessavam pela cultura e/ou gastronomia e, durante a viagem, prestava atenção nesses aspectos. Nos últimos meses, porém, mais um quesito entrou para a minha lista: locais para corrida.

Talita Ribeiro em Teresina, no PiauíCorrer em uma esteira, no subsolo de um hotel, de frente para uma TV, não faz sentido quando há uma cidade lá fora para ser desvendada. Só mesmo o ar condicionado me parece uma vantagem aceitável nesse caso. Porém, é possível se programar para treinar em horários com temperatura mais amena, como o fim da tarde e à noite. Felizmente, a corrida é uma paixão nacional, e as pistas públicas, seguras e com boa estrutura, são bem comuns pelo país. Dúvida? Então veja as que eu achei no Piauí.

Sim, na sexta-feira embarquei para Teresina, a capital do Piauí, aquele estado que fica entre Tocantins, Maranhão, Bahia, Ceará e Pernambuco, que tem só uma pontinha de mar, mas abriga muitas coisas interessantes, como vestígios dos homens americanos de 50.000 anos atrás. Infelizmente, passei apenas 3 dias na cidade, então só tive tempo de descobrir as delícias gastronômicas e alguns pontos turísticos de Teresina, além de ouvir o hino do estado pela primeira vez, tocado pela Orquestra Sinfônica.

Já na sexta-feira a noite percebi que a corrida de rua é uma paixão entre os piauienses. O Interaje, evento que meu marido foi convidado para se apresentar, aconteceu embaixo da Ponte Estaiada, espaço que serve para reuniões públicas e é um ponto turístico da cidade, pois a ponte conta com um interessante mirante. Enquanto o evento acontecia, muitas pessoas passavam correndo na Avenida Raul Lopes, que conta com um calçadão com demarcação de distância e alguns quiosques que vendem água de coco, a refrescante cajuína e comidinhas.

Árvore dos desejos em Teresina, PiauíNo sábado visitei outro espaço muito bacana para corrida, o Parque Nova Potycabana, com pistas de caminhada, ciclismo e skate, além de quadras, espaço para shows, quiosques e uma simpática árvore dos desejos. Apesar de ter uma pista pequena, com 1,5K, o parque é bem estruturado, super limpo, conta com iluminação em todo o caminho e fica do ladinho do shopping Teresina, onde você pode continuar batendo perna depois do treino. Uma opção menos bem cuidada, mas com mais espaço é o Parque da Cidade. Eu não o visitei, mas, de acordo com os locais, é uma boa opção de manhã e a tarde, porém, fica perigoso a noite.

Uma coisa é certa, para aproveitar a rica e saborosa culinária do Piauí é preciso correr/andar/exercitar muito, ainda mais no mês de junho, quando as festas de São João invadem  e enfeitam as ruas, com suas barracas de Maria Isabel (arroz com pedacinhos de carne de sol e queijo coalho), milho cozido, carne de sol, vatapá, bijú, canjica e outros pratos da cozinha nordestina.

/ 72 Posts

JQC

2 Comentários

Trackbacks & Pingbacks

  1. A arte de correr… por prazer | Jornalistas que correm
  2. Destinos do Jornalistas que Correm em 2013

Deixe seu comentário

Seu e-mail não será publicado ou compartilhado e os campos obrigatórios estão marcados com asterisco (*).

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.