O segundo treino JQC em Aracaju

Paulo Vieira

Tag: , , , , , , ,

À MEDIDA QUE  A CIÊNCIA DO ESPORTE avança, menos sabemos. É um processo muito parecido com o que ocorre com a nutrição, em que as únicas certezas hoje são: a) vive mais quem come menos (mas não tão menos); b) fomos enganados por muito tempo.

No tocante à corrida, estudos recentes vêm mostrando os riscos de treinamentos intensos, especialmente de volume. Por amor da própria saúde, mais valeria correr 30K semanais do que 50-60K, como já foi dito no link abaixo.

CORRER MUITO MATA

NOSSO PRIMEIRO TREINO EM ARACAJU

SERGIPE INDEPENDENTE: A PRIMEIRA CORRIDA JQC

NOSSO TREINO NO RECIFE

O SEGUNDO TREINO JQC NO RIO

O SEGUNDO TREINO JQC EM MACEIÓ

JORNALISTAS QUE CORREM NA PROVA VIVER BEM, EM SALVADOR

A CORRIDA DO SEDENTÁRIO

Há gente  que professa o humilde 5K como a distância ideal, desde que o treinamento seja intenso, coisa pra nego fechar na casa ou abaixo dos 20 minutos.

 

A preleção do preparador físico Boniek antes da largada
A preleção do preparador físico Boniek antes da largada

Não foram essas sérias considerações sobre o esporte mundial, contudo, que nos levaram a definir os 5K como a distância do nosso segundo treino JQC/Sergipe anteontem, sabadão, em Aracaju. Foi consensual entre os 20 jornalistas sergipanos que participaram do convescote que os 5K tavam de ótimo tamanho.

Aquecimento lúdico/láudico
Aquecimento lúdico/láudico

Havia gente, veja só, que ainda cumpria plantão naquele dia, como o Gustavo Costa, da TV Sergipe, que foi ouvido pelos parceiros do site SóSergipe, que cobriu o evento. Gustavo disse o seguinte: “Eu fiz questão, mesmo tendo que trabalhar no plantão. Tenho certeza que isso vai me dar força, porque a gente que é jornalista que corre consegue ter muito mais fôlego para cumprir nossas pautas, mais saúde para trabalhar”.

Os jornalistas ganham a via - vai vendo - José Sarney
Os jornalistas ganham a via – vai vendo – José Sarney

As fotos que integram este post são dos parceiros Marlla Farias e Adê, mas o César de Oliveira, outro jornalista que corre dedicado, produziu copioso material para seu site de fotografia esportiva, o Tôcorrendo.com. Ele também foi o criador de um grupo JQC de whats app em Aracaju à revelia da matriz Sudeste.

Um café da manhã matador esperavam os jqc's
Um café da manhã matador esperava os jqc’s

Uma decisão, aliás, que a matriz Sudeste aplaude.

 

 

/ 993 Posts

Paulo Vieira

Influenciado pelo velho “Guia completo da corrida”, do finado James Fixx, Paulo Vieira fez da calça jeans bermuda e começou a correr pela avenida Sumaré, em São Paulo, na adolescência, nos anos 1980. Mais tarde, após longo interregno, voltou com os quatro pés nos anos 2000, e agora coleciona maratonas – 9 (4 em SP, 2 Uphill Rio do Rastro, Rio, UDI e uma na Nova Zelândia), com viés de alta – e distâncias menos auspiciosas. Prefere o cascalho de cada dia às provas de domingo e faz da corrida plataforma para voos metafísicos, muitos dos quais você encontra nestas páginas. Evoé.

Deixe seu comentário

Seu e-mail não será publicado ou compartilhado e os campos obrigatórios estão marcados com asterisco (*).

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.