Atleta e treinador

Paulo Vieira

Tag: , , , , , ,

Há fatos e imagens que nossa memória registra em detrimento de outros. Talvez por razões aleatórias. Mencionei aqui que corria na adolescência na avenida Sumaré em meio a pichações de Maluf 111 feitas a cal diretamente no asfalto da avenida. Uma intervenção banal à época, mas chocante e violenta o suficiente para não ser esquecida tão fácil.

Também é um mistério ter registrado outra cena dos anos 1980, esta muito mais aprazível. Meu bom amigo do primário e ginásio Lulinha tira de dentro da capa de um LP de sertanejo o encarte com fotos de capas de outros LPs de diversas duplas sertanejas da mesma gravadora; não lembro o nome da dupla do disco de onde sai o encarte nem de 90% das duplas do encarte.

Sobreviveu o nome de uma dupla: Atleta e Treinador.

Um dos caras, que deve ser o Treinador, tem um falsete maravilhoso, saca só.

Pensei na dupla Atleta e Treinador estes últimos dias, desde que convidei o SX a dar uns pitacos no meu treinamento para a maratona. Nos 32K que corri no feriado de Primeiro de Maio corremos juntos o equivalente a uma meia. Depois disso, ele me mandou por e-mail uma programação para estas duas semanas de esforço decrescente até os 42K de domingo. Foi muito profissional o sujeito, embora não receba absolutamente nada por isso.

O negócio dele é esse, dirigir revistas e fazer boletins de rádio é puro onanismo.

Como eu corri bastante dois dias depois do esforço do feriado, me repreendeu: “Muito km no domingo passado, viejo, vc já tinha tascado 32 e enfia 18 dois dias depois? Mas já foi, segue adiante.”

O cara tem estilo.

E passou a bula:

“Iria de 18K no fim de semana, uns 10K na segunda em ritmo confortável, 8K de trote na quarta e no máximo 5K de trote na sexta. Já acabou. Nada do que fizer a partir de agora vai ajudar. Mas dá pra fazer algo que ferre, sempre dá. Agora já começa a fase de preservação do corpo mesmo (devia ter iniciado há mais tempo, mas tudo bem, está na conta ainda).”

Da programação, faltou fazer os 10K de ontem – ficou pra hoje – e faltou dizer pro Fessô que tem uma feijoada no Ugues sábado, na véspera da Mara de SP, me esperando. Será que Treinador libera?

Ainda não baixou o Felipão dos bons tempos nele.

/ 993 Posts

Paulo Vieira

Influenciado pelo velho “Guia completo da corrida”, do finado James Fixx, Paulo Vieira fez da calça jeans bermuda e começou a correr pela avenida Sumaré, em São Paulo, na adolescência, nos anos 1980. Mais tarde, após longo interregno, voltou com os quatro pés nos anos 2000, e agora coleciona maratonas – 9 (4 em SP, 2 Uphill Rio do Rastro, Rio, UDI e uma na Nova Zelândia), com viés de alta – e distâncias menos auspiciosas. Prefere o cascalho de cada dia às provas de domingo e faz da corrida plataforma para voos metafísicos, muitos dos quais você encontra nestas páginas. Evoé.

2 Comentários

  1. Avatar
    Sérgio Xavier

    Pode, está liberado para comer a feijuca. Mas coma a completa. Paio, pé de porco, muita couve e pimentinha malagueta. De nada vai adiantar se não caprichar na caipirinha e calibrar com Malt 90 entre uma pratada e outra. O ideal seria fazer tudo com um boa roda de samba, para soltar o pé e dar aquela soltada antes da provinha do domingo. Confio em você, Paulão. Forza!

    Responder

    • Avatar
      Paulo Vieira

      Vai ser difícil achar a Malt 90, mas o resto tá garantido!

      Responder

Deixe seu comentário

Seu e-mail não será publicado ou compartilhado e os campos obrigatórios estão marcados com asterisco (*).

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.