Como correr sem morrer de calor

JQC

Tag: , , , , , , , , ,

Em São Paulo, insuportáveis 37 graus. Só mesmo a cachorra aqui de casa para ficar tomando sol no tapete. Sem mar, não há sentido para um calor tão intenso. Pior, sem brisa que alivie. Mas faltam exatos 20 dias para começarem as festas de fim de ano e, com elas, os deliciosos banquetes. Falta menos de 3 semana para eu reencontrar o mar e mergulhar em Ilha Grande. Não é agora que eu vou deixar a leseira das altas temperaturas atrapalhar os meus treinos, não é mesmo? Mas como não desidratar e encarar o sol?

Com certeza não é indo para a academia de shortinho. Explico, esse é um erro bem comum, achar que com menos roupa os treinos serão mais fáceis. Na verdade, se você não fica agoniado ao sentir suas coxas suadas batendo uma na outra ou, pior, seu corpo todo grudando nos aparelhos da musculação, é bom se ligar em um outro problema: a falta de proteção contra o sol. “Ah, mas eu passo protetor solar”. Só no rosto? E suas pernas, braços e barriga tanquinho expostas, como ficam? Outra questão a ser levada em conta na hora de escolher a roupa para os treinos no verão, seja na academia ou na rua, é a capacidade do tecido de liberar o calor do seu corpo, sem sufocar os seus poros e ajudando a evaporar o suor de forma rápida. Os chamados “tecidos inteligentes” fazem bem esse papel e muitos contam também com proteção contra os raios UV.

Tome 1 copo de água a cada hora antes do treino, no mínimo 500ml durante 1 hora de exercício e até 1 litro a cada hora seguinte. Isso porque, com a contração dos músculos, você perde líquido e, ao ficar desidratado, a sua frequência cardíaca aumenta, causando aquela sensação de cansaço. Não adianta tomar 2 ou, pior, 3 litros de uma vez e achar que está tudo bem, é preciso criar um fluxo de hidratação, que ajude a equilibrar a temperatura do seu corpo. Outro bom motivo para não esquecer de tomar água: o líquido é que atua na quebra da gordura. Porém, sem a presença de nutrientes, a absorção da água pelo organismo fica comprometida, então, antes e depois do treino ingira também uma pequena quantidade de carboídratos  e nem pense em tirá-los do seu cardápio, isso aumenta e muito as chances de você sofrer com cãibras.

Mude seus horários de treino, se for preciso, mas não encare o sol de frente. Eu, por exemplo, deixei de treinar de manhã, porque às 6 horas a temperatura já está batendo os 27 graus – é sério-, preferi trocar para o fim da tarde, quando o sol já baixou e aparecem alguns ventinhos esporádicos para aliviar um pouco o calor. Como estou fazendo corrida + musculação, também tenho evitado o período da noite, quando todo o pessoal do “projeto verão” decide ir malhar e brigar por um lugar na frente dos ventiladores.

Para não dizer que não falei das flores, com esse calorão não dá vontade de comer pratos pesados como feijoada, massas, alimentos fritos e etc, e as saladas, carnes grelhadas, sanduíches naturais ficam muito mais atrativos. Porém, são indispensáveis também o sorvete e a cerveja gelada. Afinal, você está treinando para se dar alguns prazeres, não é mesmo? ; )

cerveja fresca na praia
Contagem regressiva para o calor ser muito bem-vindo…

/ 72 Posts

JQC

Deixe seu comentário

Seu e-mail não será publicado ou compartilhado e os campos obrigatórios estão marcados com asterisco (*).

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.