No melhor lugar, o bar, aprendendo ciência

Paulo Vieira

Tag: , , , , , , , , , , , , ,

POUCOS LUGARES PODEM SER MAIS AGRADÁVEIS DO QUE UM BAR, incluído no termo as variantes boteco, botequim, choperia, eventualmente bistrô. Trata-se de um lugar meio mágico, onde o tempo das preocupações sai de cena, ainda que o tempo do relógio não.

Faça o teste. Você acha que mal chegou e já está para dar 1 da manhã. Saideira demorada, essa.

Pois é nesse ambiente adorável que acontece em 56 cidades do Brasil um evento chamado Pint of Science – “pint” é a medida clássica inglesa para o copo de chope, ou seja, 473mm.

(Meio litro: não à toa aqueles caras ficam tão sociáveis quando o time deles perdem – ou ganham, tanto faz.)

O Pint of Science, que é aliás uma criação inglesa, é uma maneira de aproximar o cientista/pesquisador/professor do público comum. A partir de curadorias feitas por diversas universidades, professores e  pesquisadores fazem exposições de seus temas e hipóteses.

O evento começou ontem, segue hoje e termina amanhã, sempre a partir das 19h30. Em São Paulo são 12 bares, entre eles o Capitão Barley, na Pompéia, a Cervejaria Nacional, em Pinheiros, e o Avareza, no Baixo Augusta.

SUPLEMENTO PARA QUEM NÃO GOSTA DE SUPLEMENTO

SUPLEMENTO: PANACEIA OU PICARETAGEM?

Eu fui ontem à Cervejaria Nacional, cuja curadoria está a cargo do pessoal do Senac. Queria entender o que acontece conosco durante o exercício, tema do primeiro painel, mas cheguei tarde, e acabei conhecendo apenas a pesquisa sobre comida de rua.

Hoje no Tubaína (curadoria da Unesp), no Médio Augusta, tem uma conversa sobre a partícula de Deus, o tal bóson de Higgs; e na Japan Tower, em Santa Cecília, o tema tem muito a ver, creio, com os interesses da massa gigantesca de leitores deste pasquim.

“Tudo o que você precisa saber sobre suplementos alimentares que você provavelmente não precisa tomar” é o nome da aula/show a ser ministrada por Wagner Montor, professor de bioquímica da Santa Casa, de Sampa.

É necessário fazer reserva pelo telefone 3222-0566.

Quanto às principais conclusões do trabalho que vi ontem, sobre comida de rua, cujo universo de pesquisa foram alguns bairros de Essepê e tiveram o queijo coalho como principal objeto de estudo, ei-las: a) comida de rua é “gostosa pra caramba” – a linguagem parece pouco técnica, mas é literal; b) não é segura.

Talvez a partícula de Deus apresente conclusões mais surpreendentes, mas, de qualquer forma, é preciso dizer que a IPA artesanal da Cervejaria Nacional é igualmente gostosa pra caramba.

 

/ 993 Posts

Paulo Vieira

Influenciado pelo velho “Guia completo da corrida”, do finado James Fixx, Paulo Vieira fez da calça jeans bermuda e começou a correr pela avenida Sumaré, em São Paulo, na adolescência, nos anos 1980. Mais tarde, após longo interregno, voltou com os quatro pés nos anos 2000, e agora coleciona maratonas – 9 (4 em SP, 2 Uphill Rio do Rastro, Rio, UDI e uma na Nova Zelândia), com viés de alta – e distâncias menos auspiciosas. Prefere o cascalho de cada dia às provas de domingo e faz da corrida plataforma para voos metafísicos, muitos dos quais você encontra nestas páginas. Evoé.

Deixe seu comentário

Seu e-mail não será publicado ou compartilhado e os campos obrigatórios estão marcados com asterisco (*).

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.