Os cinco melhores tênis da atualidade na visão gringa

Paulo Vieira

Tag: , , , , , , , ,

TODOS OS ANOS, NA SEMANA da maratona de Nova York, jornalistas das várias redações internacionais da Runner’s World, a revista de corrida americana que vende direitos de uso da marca a editores pelo mundo, encontram-se para escolher os melhores tênis do ano.

A companheira Julia Zanolli, que andou por este pasquim (VOLTA, JÚLIA!), conhece bem o metiê. Era ela que editava os memoráveis guias de tênis da Runner’s brasileira nos tempos da Editora Arvorezinha e já esteve num desses conciliábulos.

Como este pasquim afirma, reafirma e confirma, o melhor tênis simplesmente não existe, ainda que os fabricantes, na lógica capitalista do jogo, digam sempre que, tipo, agora sim, com 21,7 a mais por cento de foam ou o revestimento da ocasião, a propulsão e o retorno de energia foram otimizados, fazendo que a decolagem seja digna de um Dragster.

Fora o ganho de leveza, conforto, resistência, tração, confiabilidade, refrigeração, durabilidade yadayada.

Me engana que eu gosto.

O Floatride, da Reebok
O Floatride, da Reebok

Dito isso, aproveito para, já que você não abriu mesmo a página da Runner’s gringa, relacionar os tênis mais-mais de 2017 segundo os caras, que nos Estados Unidos custam cerca de 120 dólares, mas aqui devem chegar valendo pelo menos um salário mínimo.

Na relação abaixo, apresento muito sucintamente as características principais das versões masculinas dos cinco escolhidos pelos tais jornalistas especializados. Se quiser obter mais detalhes, mergulha no site runningshoesguru.com (em inglês, lógico).  Saravá.

BROOKS GHOST 10

Drop: 12 mm; altura do calcanhar: 3cm; peso: 295g

HOKA SPEEDGOAT 2

Próprio para a trilha, tem solado Vibram (a marca minimalista por excelência). Drop: 4mm; altura do calcanhar: 3,2cm; peso: 277g

REEBOK FLOATRIDE RUN

Drop: 8mm; peso: 232g

ADIDAS SUPERNOVA

Sucessor do Glide 8, tem drop de 10mm; altura do calcanhar: 3,2cm; peso: 326g

ASICS GT-2000 5

Drop: 10mm; altura do calcanhar: 2,2cm; peso: 312g

Comentários rápidos: não houve repetições de fabricantes entre os cinco e a altura do calcanhar em todos os  selecionados é de se pensar. O tacón menos lejano dos campeões, o da Asics, é de 2,2cm.

Caso você queira saber que tênis eu ando usando desde 2015, queospa, 2015!, entra aqui.

MAIS REPORTAGENS SOBRE TÊNIS DESTE PASQUIM

/ 993 Posts

Paulo Vieira

Influenciado pelo velho “Guia completo da corrida”, do finado James Fixx, Paulo Vieira fez da calça jeans bermuda e começou a correr pela avenida Sumaré, em São Paulo, na adolescência, nos anos 1980. Mais tarde, após longo interregno, voltou com os quatro pés nos anos 2000, e agora coleciona maratonas – 9 (4 em SP, 2 Uphill Rio do Rastro, Rio, UDI e uma na Nova Zelândia), com viés de alta – e distâncias menos auspiciosas. Prefere o cascalho de cada dia às provas de domingo e faz da corrida plataforma para voos metafísicos, muitos dos quais você encontra nestas páginas. Evoé.

Deixe seu comentário

Seu e-mail não será publicado ou compartilhado e os campos obrigatórios estão marcados com asterisco (*).

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.