Tapioca: de mocinha a vilã

Paulo Vieira

SÓCIO-AMBIENTALMENTE É LINDO, mas comer tapioca, essa delícia tão coisa nossa, não é a maravilha que um dia alguém jurou que era. Com alto índice glicêmico, ela é de rápida assimilação pelo organismo, criando estoque de gordura.

Se você vai correr uma maratona, contudo, é uma excelente ideia estocar essa fonte de gordura no corpo. Mas é bom ter em mente que, por provocar a liberação de insulina, alimentos de alto índice glicêmico como a tapioca apertam um gatilho cerebral que joga contra a sensação de saciedade.

Você vai querer comer mais, e logo.

Bom para seu longãozão/Foto: Flickr
Bom para seu longãozão/Foto: Flickr

A tapioca nesse caso é vilã, junto com pães de farinha branca – a baguete é verdadeira bomba –, batata, pizza, enfim, os suspeitos habituais.

GORDURA SATURADA, DE VILÃ A MOCINHA

CARBO EM VÉSPERA DE PROVA: MITO OU VERDADE?

GLICOGÊNIO, QUE BICHO É ESSE?

Veja uma tabela de alimentos segundo o índice glicêmico em inglês, aqui.

Caso você não esteja no dia do seu longão (e ele precisa ter uns 35K), prefira adicionar proteína ou fibras à tapioca. Não faça como eu, que gosto de comê-la pura ou apenas com manteiga.

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SE A MEMÓRIA DOS LEITORES deste pasquim é tão curta quanto a minha, que já não lembro mais em quem votei para vereador em 1988, não custa dar um repeteco num post de 2015 em que a nutricionista Serena del Favero, do hospital Albert Einstein, de São Paulo, comenta sobre mitos e verdades da nutrição esportiva.

Copio os dois primeiros comentários, os demais você pode ver vosmicê mesmo com seus olhinhos que a terra há de comer, basta clicar neste link.

1. A ingestão de açúcares simples durante o exercício é danosa.

Mito. Carboidratos de alto índice glicêmico, como o açúcar, são benéficos durante atividade física intensa com duração superior a 60 minutos.

2. Entupir-se de macarrão ou aumentar a ração de carboidrato nos dias que antecedem um corrida é essencial.

Em termos. Encher-se de carboidrato não é necessário em atividades com duração inferior a 90 minutos, mas em atividades aeróbias com duração superior, como uma maratona, o atleta pode sim se beneficiar desse loading de carboidrato.

 

 

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Paulo Vieira

Paulo Vieira corre pelas ruas de São Paulo desde os 15 anos e pelo mundo desde os 32, quando passou uma temporada em Londres. Adora correr em estradas rurais, descobrir novos caminhos e ir e voltar do Pico do Jaraguá. Mas agora anda frequentando também treinos no Parque Villa-Lobos às 7 da manhã com seu tênis minimalista - desde que a Lusa não jogue na véspera.

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