Tapioca: de mocinha a vilã

Paulo Vieira

Tag: , , , , , , , , , ,

SÓCIO-AMBIENTALMENTE É LINDO, mas comer tapioca, essa delícia tão coisa nossa, não é a maravilha que um dia alguém jurou que era. Com alto índice glicêmico, ela é de rápida assimilação pelo organismo, criando estoque de gordura.

Se você vai correr uma maratona, contudo, é uma excelente ideia estocar essa fonte de gordura no corpo. Mas é bom ter em mente que, por provocar a liberação de insulina, alimentos de alto índice glicêmico como a tapioca apertam um gatilho cerebral que joga contra a sensação de saciedade.

Você vai querer comer mais, e logo.

Bom para seu longãozão/Foto: Flickr
Bom para seu longãozão/Foto: Flickr

A tapioca nesse caso é vilã, junto com pães de farinha branca – a baguete é verdadeira bomba –, batata, pizza, enfim, os suspeitos habituais.

GORDURA SATURADA, DE VILÃ A MOCINHA

CARBO EM VÉSPERA DE PROVA: MITO OU VERDADE?

GLICOGÊNIO, QUE BICHO É ESSE?

Veja uma tabela de alimentos segundo o índice glicêmico em inglês, aqui.

Caso você não esteja no dia do seu longão (e ele precisa ter uns 35K), prefira adicionar proteína ou fibras à tapioca. Não faça como eu, que gosto de comê-la pura ou apenas com manteiga.

**************

SE A MEMÓRIA DOS LEITORES deste pasquim é tão curta quanto a minha, que já não lembro mais em quem votei para vereador em 1988, não custa dar um repeteco num post de 2015 em que a nutricionista Serena del Favero, do hospital Albert Einstein, de São Paulo, comenta sobre mitos e verdades da nutrição esportiva.

Copio os dois primeiros comentários, os demais você pode ver vosmicê mesmo com seus olhinhos que a terra há de comer, basta clicar neste link.

1. A ingestão de açúcares simples durante o exercício é danosa.

Mito. Carboidratos de alto índice glicêmico, como o açúcar, são benéficos durante atividade física intensa com duração superior a 60 minutos.

2. Entupir-se de macarrão ou aumentar a ração de carboidrato nos dias que antecedem um corrida é essencial.

Em termos. Encher-se de carboidrato não é necessário em atividades com duração inferior a 90 minutos, mas em atividades aeróbias com duração superior, como uma maratona, o atleta pode sim se beneficiar desse loading de carboidrato.

 

 

/ 819 Posts

Paulo Vieira

Influenciado pelo velho “Guia completo da corrida”, do finado James Fixx, Paulo Vieira fez da calça jeans bermuda e começou a correr pela avenida Sumaré, em São Paulo, na adolescência, nos anos 1980. Mais tarde, após longo interregno, voltou com os quatro pés nos anos 2000, e agora coleciona maratonas – 6, com viés de alta – e distâncias menos auspiciosas. Prefere o cascalho de cada dia às provas de domingo e faz da corrida plataforma para voos metafísicos, muitos dos quais você encontra nestas páginas. Evoé.

Deixe seu comentário

Seu e-mail não será publicado ou compartilhado e os campos obrigatórios estão marcados com asterisco (*).

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.