Os 21K de Fernando de Noronha

Paulo Vieira

Tag: , , , , , , , , ,

EMBORA DEVA SER MUITO MELHOR ESTAR DENTRO DA ÁGUA em Fernando de Noronha, a prova de 21K do arquipélago tem tudo para ser a mais bonita do país.

O Rio tem um visual absurdo, especialmente no início, entre Barra e São Conrado, a gente paga um pau na Beira-mar de Florianópolis, os dois faróis marcando largada e chegada em Salvador também são porretas, mas pensa: Noronha?

A prova acontece em 2 de dezembro, custa 650 pratas (sem contar o monte de taxas de preservação ambiental que há de se pagar) e é limitada a 350 ricaços. Outros 250 corredores podem se divertir na 8K, que ocorre concomitantemente.

Início e fim no porto de Santo Antônio, com ponto médio da região do mirante da praia do Sueste. Há alguns trechos em praia, como na Cacimba do Padre.

Não por acaso, o evento é organizado por uma operadora de turismo com sede na Vila Olímpia, em São Paulo, que tenta ganhar também nos pacotes para o arquipélago.

Este post pode soar um pouco fora do timing, dado que o evento só acontece daqui a cinco meses, mas receitas de bolo e versões de Camões também pareciam não fazer sentido naqueles tempos tristes.

MAIS CORRIDAS NO PARAÍSO: BALOUÇANDO O SALSICHÃO EM TAMBABA

MAIS CORRIDAS NO PARAÍSO: AFUNDANDO NAS DUNAS DE JERI

NORDESTÃO

CIRCUITO 4 CAPITAIS DO SUDESTE

DE FAROL A FAROL

A CORRIDA COMO SEU ÔNIBUS DE TURISMO PARTICULAR

A MARATONA DO RIO: DURA LEX, SED LEX

A MEIA MARA DE NOVA YORK: I DID IT MY WAY

A verdade é que este Embraer em que acabei de me aboletar me deixará em no máximo uma hora no aeroporto da Vila dos Remédios, então estão juntas a fome a vontade de comer – e já faço, destarte, um simulado do percurso.

Visu/Foto: Wikipedia
Visu/Foto: Wikipedia

Aceito, amáveis leitores, o duro trabalho de fazer essa cabeça-de-praia em Noronha. E como não há variação de temperatura na latitude zero (na verdade 3º50, você entendeu), correr sob os 25 graus previstos para as manhãs desta semana vão regular bem com dezembro.

O único problema para quem segue o ritual do carboidrato (not me!): em vez da macarronada, o jantar típico vai ter bolinho de tubarão.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

/ 993 Posts

Paulo Vieira

Influenciado pelo velho “Guia completo da corrida”, do finado James Fixx, Paulo Vieira fez da calça jeans bermuda e começou a correr pela avenida Sumaré, em São Paulo, na adolescência, nos anos 1980. Mais tarde, após longo interregno, voltou com os quatro pés nos anos 2000, e agora coleciona maratonas – 9 (4 em SP, 2 Uphill Rio do Rastro, Rio, UDI e uma na Nova Zelândia), com viés de alta – e distâncias menos auspiciosas. Prefere o cascalho de cada dia às provas de domingo e faz da corrida plataforma para voos metafísicos, muitos dos quais você encontra nestas páginas. Evoé.

2 Comentários

  1. Avatar
    Erica Nathair

    Paulo, tudo bem?
    Procurei vários posts sobre quanto custa correr a 21k (incluindo tudo… passagem, hospedagem, alimentação, taxas, inscrição, etc.)
    Você pode dar uma noção?
    Muito Obrigada,
    Érica.

    Responder

    • Paulo Vieira
      Paulo Vieira

      Olá, Érica, como vai? No site oficial da prova eles recomendam uma empresa chamada Atairu que oferece terrestre (2 noites de pousada em duplo por pessoa + aéreo entre Recife e Noronha) por 2 mil reais. É preciso pagar o aéreo até Recife, as taxas ambientais (caras) e, me parece, parte da inscrição. Estive em Noronha ano passado e dá para diminuir bem esse preço de pousada. O curioso é que o site não fala da prova deste ano, pode ser que ela não esteja formalizada ainda. Boa sorte!

      Responder

Deixe seu comentário

Seu e-mail não será publicado ou compartilhado e os campos obrigatórios estão marcados com asterisco (*).

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.