Dois programões para correr e caminhar neste sábado

Paulo Vieira

TEM PROGRAMA PRA AMANHÃ? Que tal começar o dia caminhando e correndo por diversas áreas bacanas e muito arborizadas de São Paulo?

Se não temos aqui o Alto da Boa Vista-Cristo Redentor, o 20K mais lindo do mundo – que tive o privilégio de palmilhar há poucos dias ao lado de Brocador Ricardo Henrique, o Maratonista Desencanado, e parça Eduardo Leite –, São Paulo, a cidade que sempre mostra ao forasteiro o que é bom pra tosse, tem rotas inesperadamente verdes, que só quem abandona um pouco o carro é capaz de apreciar.

Como a que leva do Alto de Pinheiros ao Morumbi, à Fundação Maria Luisa e Oscar Americano, com sua reserva de 75 mil metros quadrados de Mata Atlântica particular. Sábado é o único dia da semana que não se pagam as 10 pratas do ingresso.

Após contemplar sibipirunas, paus-ferro, paus-brasil, angicos e outras espécies daquele jardim mesmerizante, vale percorrer as galerias da casa onde moraram o fundador da empreiteira CBPO, sua esposa e filhos, repletas de artigos do Brasil império.

(Tente antes enxugar o suor nível personagem de foto do Sebastião Salgado para não inundar os tapetes.)

A Fundação Maria Luisa e Oscar Americano
A Fundação Maria Luisa e Oscar Americano

Mas há mais do que moedas, jogos de chá e insígnias. A coleção de pinturas tem diversos quadros do holandês Frans Post, que, como membro da equipe de Nassau, registrou Olinda e Recife; visões espetaculares do Rio de Janeiro do século 19 e ao menos dois quadros excepcionais de Guignard e Lasar Segall.

O TREINO MAIS LINDO DO MUNDO

O PARQUE DO POVO WASP

A CORRIDA DO PIKO, A MAIS PROUSTIANA DAS CORRIDAS

UMA CORRIDA LÍRICA NA USP

ALGUMA COISA NÃO ACONTECEU NA IPIRANGA COM A SÃO JOÃO

CORRIDA = PRAZER

CORRENDO COM ABRAMOVIC

O editor deste JQC, caso alguém queira se juntar a ele, digo, a mim, sairá da ZO, na frente do colégio Rainha da Paz, às 7h30. A primeira parada é no Ibirapuera (portão de pedestres do Empurra-empurra) por volta de 8h20. Ali o camarada Charlie Turdera se agrega ao bonde. Depois de um cascalho rápido no parque, tomamos o rumo do Morumbi.

O trajeto, apenas de ida, contando com uma volta completa no Ibira aponta cerca de 17-18K. Importante saber que a Fundação Maria Luisa só abre às 10h, então talvez sejam incorporadas mais áreas verdes ao itinerário – parque do Povo Wasp, quiçá.

***************************

Da Zona Leste sai um cortejo mais profissa. Comandado pelo caminhante e benemérito Sergio Contente, um grupo sai para um giro de 30K pelos parques da cidade. O encontro é às 6 da matina no CERET Tatuapé (apesar do nome, o centro esportivo fica na Vila Formosa, ao lado do shopping Anália Franco).

De lá, a rapaziada passa pelos parques Sabesp-Mooca, da Independência (Ipiranga), da Aclimação, toma um trecho da avenida Paulista só de chinfra e desce uma das transversais do Espigão para o Ibirapuera. Não há inscrição, e quem quiser se juntar ao grupo pode fazê-lo (e desfazê-lo) a qualquer momento. Calcule o deslocamento da patota em pace 12, ou seja, a 5km/h.

Clique aqui para saber mais.

Boracá?

 

Tagged: , , , , , , , , ,

/ 712 Artigos

Paulo Vieira

Paulo Vieira corre pelas ruas de São Paulo desde os 15 anos e pelo mundo desde os 32, quando passou uma temporada em Londres. Adora correr em estradas rurais, descobrir novos caminhos e ir e voltar do Pico do Jaraguá. Mas agora anda frequentando também treinos no Parque Villa-Lobos às 7 da manhã com seu tênis minimalista - desde que a Lusa não jogue na véspera.

Deixe seu comentário

* Campos obrigatórios. Seu e-mail não será publicado.