Dicas para resistir ao fim do horário de verão

Paulo Vieira

Tag: , , , , , , , ,

ELE SEMPRE DEIXA SAUDADE, ESSE HORÁRIO DE VERÃO. Com ele, alguns parques estendem seu horário de funcionamento, e não há a nada como a calmaria dos 4K do cascalho do Villa-Lobos depois de pegar as crianças na escola.

Já a rapaziada da repartição chega mais cedo aos botequins, e por alguns poucos minutos a gente acha que vive no Rio de Janeiro.

Pois agora, mermão, só em outubro.

Para a tigrada que rala, contudo, adiantar o relógio em uma hora é coisa do Coisa Ruim. Afinal, acordar com o dia ainda muito escuro para pegar ônibus e trem não é nada confortável. Pior, é muito pouco seguro.

É, amigo/Reprodução: Salvador Dali
É, amigo/Reprodução: Salvador Dali

Nessa época, pipocam médicos dando conselhos para tentar angariar alguma audiência para seus consultórios.

O que apareceu no topo da pesquisa do Google que fiz esta segunda informa que o fim do horário de verão representa redução do risco de doença cardíaca em 21%.

Waal. Desde já, em nome da redução geral do “risco da doença cardíaca”, fica meu pedido aos gestores públicos para que tenhamos um fim de horário de verão por mês.

CARDIOLOGISTA NABIL GHORAYEB E O RISCO DO CROSSFIT E OUTRAS CONVERSAS DO CORAÇÃO

BRADICARDIA, EU TE AMO

CORAÇÃO, O MÚSCULO QUE NÃO PODE DESCANSAR

MARATONA, A CRETINICE FISIOLÓGICA

VEM, VERÃO

PERFORMANCE, PERFORMANCE, PERFORMANCE

A CAFEÍNA EM QUESTÃO

GLÚTEN, A RESTAURAÇÃO

O NOVO CHÁ SENSAÇÃO

Mas há também médicos que não desafiam o senso comum. O clínico geral Sergio Pontes, da Aliança Instituto de Oncologia, do Distrito Federal, enviou as seguintes regrinhas para ajudar neste momento tão sensível para a humanidade que é o fim do horário de verão.

Elas podem ajudar no bem estar e inclusive na manutenção de performance dos que gostam de performar.

Tente deixar a atividade física para a manhã e evite leituras mais longas à noite.

Prefira nestes primeiros dias da transição atividades mais leves, regenerativas.Como naquele ditado, “jante como um mendigo”. Próximo à hora de dormir, evite ingerir alimentos pesados e estimulantes (ele cita: café, chocolate, chá preto e chá verde).

Evite assistir TV ou usar celular e computador no quarto de dormir.

Como vemos, tudo que nossos avós – o anacronismo com o celular é intencional – já prescreviam… de velho.

************************

O horário de verão enterra simbolicamente o verão, mas a estação fica firme e forte até 20 de março. Então siga aproveitando  os dias mais luminosos e extensos se você, como eu, gosta da hora mágica.

 

 

 

 

/ 993 Posts

Paulo Vieira

Influenciado pelo velho “Guia completo da corrida”, do finado James Fixx, Paulo Vieira fez da calça jeans bermuda e começou a correr pela avenida Sumaré, em São Paulo, na adolescência, nos anos 1980. Mais tarde, após longo interregno, voltou com os quatro pés nos anos 2000, e agora coleciona maratonas – 9 (4 em SP, 2 Uphill Rio do Rastro, Rio, UDI e uma na Nova Zelândia), com viés de alta – e distâncias menos auspiciosas. Prefere o cascalho de cada dia às provas de domingo e faz da corrida plataforma para voos metafísicos, muitos dos quais você encontra nestas páginas. Evoé.

Deixe seu comentário

Seu e-mail não será publicado ou compartilhado e os campos obrigatórios estão marcados com asterisco (*).

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.