Tirando o melhor do café

Paulo Vieira

Tag: , , , , , , , , , ,

QUAL A DOSAGEM SEGURA DE CAFÉ POR DIA? Segundo o onipresente médico, maratonista e escritor Drauzio Varella, cujo site é coisa finíssima, cinco xícaras – com viés de alta – é boa quantidade. Em artigo de 2013, ele cita estudo publicado no New England Journal of Medicine com amplitude de “inquérito populacional” envolvendo cerca de 400 mil pessoas.

Houve ganhos para quem tomava café.

DOUTOR DRAUZIO É NÓIS

A RESTAURAÇÃO DO GLÚTEN

RENATO AUGUSTO, TOME MESMO REFRIGERANTE

MAIS POSTS DA NUTRI LIVIA HASEGAWA

Gosto de café e tomo-o sem mais aquela. Mas não consigo recrutar qualquer efeito estimulante da cafeína. Não só durmo fácil depois de dois ou três expressos seguidos como não acredito que a cafeína me dê qualquer estímulo para a corrida.

Mas quem fala do café hoje é a nutricionista titular deste pasquim, Livia Hasegawa.

*********************

É MUITO COMUM PENSARMOS NA CAFEÍNA como um nutriente capaz de aumentar rendimento e concentração. Ela está presente no café, chás, chocolate e também refrigerantes.

E em suplementos – os mais consumidos do mundo.

A cafeína ajuda a poupar o glicogênio muscular nos exercícios de endurance. Isso se dá por meio de alterações na concentração de ácidos graxos livres no sangue, fazendo com que o organismo utilize este nutriente como fonte de energia.

Queremos muito/Foto: Karsten Planz/Flickr
Queremos muito/Foto: Karsten Planz/Flickr

A cafeína também atua no sistema nervoso central, melhorando foco e atenção.

No tecido de gordura, a cafeína age aumentando o processo de lipólise (“quebra”) da gordura que será liberada no sangue. Nos músculos, ela pode agir facilitando a contração muscular.

Mas é preciso tomar cuidado. Doses elevadas aumentam a frequência cardíaca e a pressão arterial, além de piorar quadros de ansiedade, insônia, náuseas e dores no estômago.

A dosagem recomendada de cafeína é em torno de 3mg por kg de peso por dia. 

É sempre importante verificar com o profissional que te acompanha a dose ideal para obter benefícios da cafeína.

Ótimos treinos!
Livia Hasegawa – Nutricionista esportiva e funcional formada pela USP
Instagram: @liviahasegawa | Facebook: Nutrição Esportiva e Clínica Funcional
(11) 2626-1449, nutricaoesportivaeclinica.com

/ 993 Posts

Paulo Vieira

Influenciado pelo velho “Guia completo da corrida”, do finado James Fixx, Paulo Vieira fez da calça jeans bermuda e começou a correr pela avenida Sumaré, em São Paulo, na adolescência, nos anos 1980. Mais tarde, após longo interregno, voltou com os quatro pés nos anos 2000, e agora coleciona maratonas – 9 (4 em SP, 2 Uphill Rio do Rastro, Rio, UDI e uma na Nova Zelândia), com viés de alta – e distâncias menos auspiciosas. Prefere o cascalho de cada dia às provas de domingo e faz da corrida plataforma para voos metafísicos, muitos dos quais você encontra nestas páginas. Evoé.

Deixe seu comentário

Seu e-mail não será publicado ou compartilhado e os campos obrigatórios estão marcados com asterisco (*).

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.