Uma receita funcional de bacalhau para o Natal

Paulo Vieira

Tag: , , , , ,

ESTÁ UM POUCO EM CIMA DA HORA, reconhecemos, mas antes tarde do que nunca, já disse alguém. Nesta antevéspera de Natal, junto com o desejo de que tudo-tudo-tudo-vai-dar-certo, para citar o Marley segundo a tradução canônica (Passos Moreira, Gilberto), a nutricionista do esporte Livia Hasegawa passa por aqui.

BEBER, CAIR, LEVANTAR, CORRER

RECEITA PARA A MASSA DO MICK JAGGER, POR ALECRIM DOURADO

É não é um stop by qualquer. Ela aproveita esta última aparição do ano (que ano, senhores) para deixar uma receita matadora de bacalhau que não vai pesar na hora de ganhares o cascalho nos dias seguintes.

Sem perder o glamour, que assim também não vale.

ESCONDIDINHO DE BACALHAU

Ingredientes (purê)

2 batatas doces médias

1 colher (sopa) de manteiga

1/2 xícara (chá) de leite ou leite vegetal

noz-moscada ralada na hora a gosto

sal a gosto

Modo de Preparo (purê)

  1. Descasque e corte as batatas em pedaços médios e leve ao fogo alto numa panela com água e um pouco de sal. Quando ferver, deixe cozinhar por 20 minutos. Enquanto isso, prepare o bacalhau.
  2. Escorra a água e passe as batatas ainda quentes pelo espremedor, na mesma panela. Aqueça o leite e junte às batatas. Misture também a manteiga. Tempere com sal e uma boa pitada de noz-moscada (esse é o segredo de um purê bem saboroso!). Leve a panela ao fogo baixo e mexa vigorosamente, até o purê começar a borbulhar.

Ingredientes (bacalhau)

1 lombo de bacalhau dessalgado e congelado

1 cebola picada

2 tomates sem pele nem sementes picados

1/2 xícara (chá) de azeitonas verdes sem caroço picadas

1/2 xícara (chá) de salsinha fresca picada

1/2 xícara (chá) de azeite

1/2 xícara (chá) de queijo parmesão ralado

Modo de Preparo (bacalhau)

  1. Na véspera, transfira as postas de bacalhau do congelador para a geladeira (é sempre melhor descongelar no dia anterior).
  2. Preaqueça o forno a 200 ºC.
  3. Numa panela pequena, coloque o lombo de bacalhau, cubra com água e leve ao fogo alto até ferver. Deixe cozinhar por 10 minutos. Transfira para uma tigela e desfie com um garfo.
  4. Faça o pré-preparo dos outros ingredientes: descasque e pique a cebola; com uma faquinha, descasque, corte ao meio e retire as sementes dos tomatse e, em seguida, corte-os em cubos; lave, seque e pique a salsinha; corte as azeitonas em quatro partes.
  5. Leve uma frigideira grande ao fogo médio e, quando aquecer, regue com o azeite. Junte a cebola e refogue, mexendo por 3 minutos, até ficar transparente. Junte o tomate e refogue por mais 5 minutos, mexendo bem. Por último, adicione as azeitonas e o bacalhau. Misture e desligue o fogo.
  6. Transfira o bacalhau para um refratário pequeno ou dois individuais. Cubra com o purê e polvilhe com o parmesão. Leve para assar por 20 minutos ou até o queijo gratinar. Sirva a seguir.

Receita adaptada do site Panelinha

Ótimos treinos!
Livia Hasegawa – Nutricionista esportiva e funcional formada pela USP
Instagram: @liviahasegawa | Facebook: Nutrição Esportiva e Clínica Funcional
(11) 2626-1449, nutricaoesportivaeclinica.com

/ 993 Posts

Paulo Vieira

Influenciado pelo velho “Guia completo da corrida”, do finado James Fixx, Paulo Vieira fez da calça jeans bermuda e começou a correr pela avenida Sumaré, em São Paulo, na adolescência, nos anos 1980. Mais tarde, após longo interregno, voltou com os quatro pés nos anos 2000, e agora coleciona maratonas – 9 (4 em SP, 2 Uphill Rio do Rastro, Rio, UDI e uma na Nova Zelândia), com viés de alta – e distâncias menos auspiciosas. Prefere o cascalho de cada dia às provas de domingo e faz da corrida plataforma para voos metafísicos, muitos dos quais você encontra nestas páginas. Evoé.

Deixe seu comentário

Seu e-mail não será publicado ou compartilhado e os campos obrigatórios estão marcados com asterisco (*).

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.