Segunda-feira, dia de parar de comer doces

Paulo Vieira

Tag: , , , , , , , , , , , , ,

SEGUNDA-FEIRA EU COMEÇO A… Quantas vezes você já ouviu isso, sendo o predicado que falta na frase palavras ou expressões como dieta, restrição calórica, malhação, pegar no pesado….

É portanto por ser segunda-feira que está aqui conosco a nutricionista titular, soberana e ilustre do JQC, Livia Hasegawa.

Na segunda-feira você pode começar a…. driblar sua vontade de comer doces. Saca.

***************************

ESTE MÊS O TEXTO NÃO É exatamente sobre corrida, mas quero deixar aqui algumas dicas para você que tem uma vontade incontrolável de comer doces.

Nananinanina/Foto: 16:9clue/Flickr
E você nem tchuns/Foto: 16:9clue/Flickr

Sabemos que o consumo de açúcar pode promover diversos malefícios para nosso organismo, em especial aumento de gordura (principalmente a abdominal) e aumento do risco de desenvolver diabetes.

COMO SABER SE VOCÊ ESTÁ NA MEDIDA CERTA

O SAL SEM SÓDIO

A DIETA ZONA SUL

MANDREY NÃO QUER VER NINGUÉM PARADO

REAJUSTE DE JORNALISTA: ZERO

Para você, corredor, o consumo alto de açúcares antes de um treino pode acarretar hipoglicemia de rebote, ou seja, uma queda de energia rápida nos treinos.

Então deixo aqui para vocês algumas dicas importantes:

  1. Comece seu dia com proteína. E, se possível, inclua também gorduras boas como castanhas, abacate, ovo (gema), azeite, coco, manteiga, óleo de coco, leite de coco ou leite de alguma castanha.

  2. Evite refeições só com carboidratos. Procure sempre associá-los a gorduras boas ou proteínas para evitar picos de fome ao longo do dia.

  3. Não compre doces e não os estoque em casa. Se der muita vontade, vá a algum lugar – de preferência andando –, compre um pedaço pequeno e mate sua vontade.

  4. Beba água! Nosso corpo pode confundir sinais de sede com os da fome. Mas atenção, o ideal é o consumir água pura, não água de coco ou saborizada.

  5. Planeje-se para não ficar sem opções durante a semana. Procure tirar um tempinho para planejar suas compras, produzir suas refeições e congelá-las. Lembre-se também de deixar separadas suas provisões de castanhas.

  6. Você não precisa gastar muito tempo com isso, mas torne uma prioridade inegociável a boa alimentação!

Ótimos treinos!
Livia Hasegawa – Nutricionista esportiva e funcional formada pela USP
Instagram: @liviahasegawa | Facebook: Nutrição Esportiva e Clínica Funcional
(11) 2626-1449, nutricaoesportivaeclinica.com

/ 993 Posts

Paulo Vieira

Influenciado pelo velho “Guia completo da corrida”, do finado James Fixx, Paulo Vieira fez da calça jeans bermuda e começou a correr pela avenida Sumaré, em São Paulo, na adolescência, nos anos 1980. Mais tarde, após longo interregno, voltou com os quatro pés nos anos 2000, e agora coleciona maratonas – 9 (4 em SP, 2 Uphill Rio do Rastro, Rio, UDI e uma na Nova Zelândia), com viés de alta – e distâncias menos auspiciosas. Prefere o cascalho de cada dia às provas de domingo e faz da corrida plataforma para voos metafísicos, muitos dos quais você encontra nestas páginas. Evoé.

Deixe seu comentário

Seu e-mail não será publicado ou compartilhado e os campos obrigatórios estão marcados com asterisco (*).

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.