Provas curtas já

Paulo Vieira

Tag: , , , , , , , , , , ,

COMEÇO COM UMA PLATITUDE: provas de corrida de rua tornaram-se muito populares no Brasil. Waal. Nas grandes capitais, acontecem em quase todos os 52 domingos do ano.

Para concluí-las, como se sabe, é preciso correr pelo menos 5K. A distância é café pequeno para qualquer maratonista amador, que costuma usar o 5K e também o 10K para aprimorar a performance.

Mas não haver provas de rua curtas no Brasil cria uma dificuldade para a expansão do mercado consumidor, já que não é todo mundo que têm vocação ou vontade de correr médias e longas distâncias.

Tem gente que gosta mesmo é de dar tiro, gosta da boa e velha explosão. Não deve ser à toa a popularidade da prova de 100 metros rasos da Olimpíada.

Nos Estados Unidos é diferente. Sábado passado, por exemplo, ocorreu a 5th Avenue Mile, a famosa “Milha de Ouro”, em vinte quarteirões lindeiros do Central Park, em Nova York. A prova, agora patrocinada pela fabricante de tênis New Balance, contou com mais de 6 mil concluintes, quase metade deles mulheres.

A 5th Avenue Mile sábado passado/Foto: NY Road Runners
A 5th Avenue Mile sábado passado/Foto: NY Road Runners

E não foi gente como eu e você, mas atletas de elite e amadores que só na undécima hora trocaram as sapatilhas pelo cromo alemão e as pistas pelas bancas de advocacia.

Atletas que ganharam medalha na Rio 2016 estiveram na prova. O estímulo financeiro é um vetor importante.

RIO 2016 NO JQC

O ATLETA MAIS COOL NÃO VEIO AO RIO

É PRECISO DAR LOGO UNS TIROS

PERFORMANCE E VAIDADE

VAMOS FALAR DA MORTE NA CORRIDA DE RUA?

PROTAGONISTA DA PRÓPRIA HISTÓRIA

UMA PLANILHA PARA COMEÇAR A CORRER, POR WANDERLEI OLIVEIRA

Entre as mulheres, a vitoriosa foi a americana Jenny Simpson, bronze nos 1500 metros na Rio 2016; entre os homens, Eric Jenkins desbancou seu compatriota Matthew Centrowitz, que foi ouro nas Olimpíadas do Rio também nos 1 500 metros.

Na Rio 2016, Jenkins não conseguiu passar pelas eliminatórias de outra prova, a dos 5 000 metros.

O final foi emocionante, com Jenkins superando “Centro” por um décimo de segundo.

Estamos mal de velocistas, é verdade, mas será que não desperdiçamos chances de formá-los ao abrirmos, ou melhor, fecharmos as ruas apenas para o povo das médias e longas distâncias? A Corpore já chegou a organizar a nossa própria Milha de Ouro nas priscas eras, mas faltou estímulo.

Para o treinador de atletismo Wanderlei Oliveira, o WO, a questão financeira é capital. “Já acompanhei a Milha de Ouro na 5th Avenue. O prêmio do vencedor era uma Mercedes. Aqui no Brasil, no final dos anos 1990, a Corpore realizou três edições na USP da Milha.”

“Mas o prêmio não era uma Mercedes. Nem um carrinho de plástico!”

 

/ 993 Posts

Paulo Vieira

Influenciado pelo velho “Guia completo da corrida”, do finado James Fixx, Paulo Vieira fez da calça jeans bermuda e começou a correr pela avenida Sumaré, em São Paulo, na adolescência, nos anos 1980. Mais tarde, após longo interregno, voltou com os quatro pés nos anos 2000, e agora coleciona maratonas – 9 (4 em SP, 2 Uphill Rio do Rastro, Rio, UDI e uma na Nova Zelândia), com viés de alta – e distâncias menos auspiciosas. Prefere o cascalho de cada dia às provas de domingo e faz da corrida plataforma para voos metafísicos, muitos dos quais você encontra nestas páginas. Evoé.

4 Comentários

  1. Avatar
    EVERTON LODETTI DE OLIVEIRA

    Concordo que poderia ser uma alternativa interessante, mas infelizmente no Brasil faltam as pistas para os velocisas treinarem e se desenvolverem. Moro em Curitiba e não há nenhuma pista de atletismo liberada para a população. Como treinar para uma milha ou 800m sem uma pista oficial? Treinos de velocidade por aqui tem que ser feitos nas ruas ou parques e baseados no GPS (que tem uma margem de erro considerável para provas decididas em centésimos de segundo).

    Responder

  2. Avatar
    Andresa

    Temos em Florianópolis em novembro a Maratona Express, corrida da empresa Ecofloripa, onde os atletas em equipe se revezam em trechos de 1km, até fechar os 42,195km. Uma ótima opção aos velocistas.

    Responder

  3. Avatar
    Adolfo

    Prefiro essas curtas. Pena que ainda não tem aqui. São melhores para quem tem um pouco mais de músculo ao invés dos esqueléticos.

    Responder

  4. Avatar
    Rodrigo Souza

    Paulo, bacana essa sua matéria. Tem de ser divulgada para virar iniciativa. Pelo jeito a Adidas endlessboost já eras este ano…uma pena.
    Já pensou várias eliminatórias se 100, 200, ou 400m?

    Responder

Deixe seu comentário

Seu e-mail não será publicado ou compartilhado e os campos obrigatórios estão marcados com asterisco (*).

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.