Uma sopa funcional para seu pós-treino

Paulo Vieira

Tag: , , , , ,

A NUTRICIONISTA LIVIA HASEGAWA, titular aqui do JQC, sugere uma sopa nutritiva para quem vive dias e noites frios – ou não.

****************************************

Que tal uma sopa para esquentar? As sopas podem ser pratos extremamente saudáveis, pois nela podemos colocar todos os grupos de alimentos de uma refeição.

Sempre indico colocar nas sopas a maior variedade de cores possível, ou seja, variar bem os legumes e verduras, especialmente se você não consegue comer salada crua neste frio.

É sempre importante também incluir uma fonte de proteínas, pois assim conseguimos uma maior saciedade e um aporte proteico para os músculos, especialmente se esta sopa for sua refeição pós-treino.

Brincadeirinha
Brincadeirinha

Para isso, inclua sempre um frango, uma carne ou até mesmo cozinhe um ovo para comer com a sopa. Se você for vegetariano, complemente sua sopa com tofu, cogumelos e o grupo das leguminosas como feijão, lentilha, grão de bico ou ervilha.

Com relação aos carboidratos, temos que tomar cuidado para não exagerar nas quantidades, pois é muito comum algumas sopas serem compostas de macarrão + batata+ mandioquinha, deixando esta sopa com excesso deste nutriente. Se você está numa dieta de baixo carboidrato, fique nos legumes e na proteína.

Caso os carboidratos façam parte da sua dieta, procure incluir as raízes, como mandioquinha, batata doce, mandioca, cará ou inhame. O macarrão integral e o arroz integral podem ser uma boa pedida também, assim como o macarrão de arroz e de milho.

Aproveitando, segue a receita de uma canja funcional. 

Ingredientes:

500g de frango desfiado ou em cubos

2 cenouras médias em cubos

1 cebola picada

2 dentes de alho amassados

1 couve-flor

2 litros de água

½ xícara de salsinha ou coentro picados

Sal e pimenta do reino a gosto

Modo de preparo:

Em uma panela, junte a água, a cebola, o alho e a cenoura. Pique a couve-flor em pedacinhos. Quando a cenoura estiver macia, junte a couve flor e o frango.

Tempere com sal e pimenta e espere cozinhar bem. No final adicione a salsinha ou o coentro.

Grande abraço !

Serviço
Livia Hasegawa – Nutricionista esportiva e funcional formada pela USP
Instagram: @liviahasegawa | Facebook: Nutrição Esportiva e Clínica Funcional
Atendimentos em São Paulo: (11) 2626-1449
Site: www.nutricaoesportivaeclinica.com

MAIS RECEITAS FUNCIONAIS: A MASSA DE MICK JAGGER

OUTRAS COLUNAS DE LIVIA HASEGAWA

/ 993 Posts

Paulo Vieira

Influenciado pelo velho “Guia completo da corrida”, do finado James Fixx, Paulo Vieira fez da calça jeans bermuda e começou a correr pela avenida Sumaré, em São Paulo, na adolescência, nos anos 1980. Mais tarde, após longo interregno, voltou com os quatro pés nos anos 2000, e agora coleciona maratonas – 9 (4 em SP, 2 Uphill Rio do Rastro, Rio, UDI e uma na Nova Zelândia), com viés de alta – e distâncias menos auspiciosas. Prefere o cascalho de cada dia às provas de domingo e faz da corrida plataforma para voos metafísicos, muitos dos quais você encontra nestas páginas. Evoé.

Deixe seu comentário

Seu e-mail não será publicado ou compartilhado e os campos obrigatórios estão marcados com asterisco (*).

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.