Asas em Brasília

Paulo Vieira

Tag: , , , , , , ,

A IDEIA MAIS LEGAL por trás da corrida de rua é um aparente paradoxo. Embora seja uma atividade individual, que só depende de vosmicê mesmo, quando muita gente com objetivos iguais se junta, a energia e o astral coletivo parecem suplantar a sensação de bem-estar que a endorfina normalmente traz para o adepto do prazer solitário.

Uma prova, qualquer que seja ela, é um desses momentos. E esta é muito interessante. No domingo, 8 de maio, acontece em Brasília e outras 33 cidades do mundo a Wings for Life, cuja renda é revertida para a pesquisa  mundial do tratamento de lesões na medula espinhal. A inscrição custa 30 obamas.

O formato da Wings for Run é exclusivíssimo.

Não há distância nem tempo determinado. Você é que vai ajustá-los de acordo com seu pace de corrida. A largada é às 8h, e exatamente às 8h30 um carro, doravante chamado Nêmesis, entra na prova. A corrida se encerra para você se Nêmesis te ultrapassa.

Como Nêmesis, o carro, trafega a 15km/h na primeira hora, 16km/h na segunda hora e assim sucessivamente, a corrida termina para você caso…

Às 9h, com 1 hora de corrida, você tenha corrido apenas 7,5K (pace 7:30)

Às 9h15, com 1h15 de corrida,  você tenha cumprido 11K (pace 6:30)

Às 9h30, com 1h30 de corrida,  você tenha percorrido 15K de cascalho (pace 6)

Às 10h, com 2h de corrida, você tenha, olha só, corrido 23K (pace 5:13)

Às 10h30 com 2h30 de corrida, você tenha corrido 31K (cacete, você é bom nisso: pace 4:50)

Às 11h, com 3h de corrida, você tenha corrido deslumbrantes 39,5K (pace 4:33)

Nêmesis vai percorrer a distância da maratona, 42,2K, com 3:09 pra 3:10. Se você quiser, portanto, fazer uma maratona no exato momento que Nêmesis bafejar no teu cangote, terá de correr aos 42,2K a um pace insano de 4:29. Lamento.

Cacá vai te pegar
Cacá Bueno vai te pegar

Se serve como consolo, quem pilota Nêmesis (a organização promete outros carros durante a prova) é Cacá Bueno, campeão brasileiro de Stock Car. Talvez seja mais injusto para ele dirigir numa velocidade tão baixa do que para você voar na distância equivalente da maratona.

A Wings for Life estimula a todos a correrem em qualquer lugar do Brasil e do mundo. No site do evento, aqui, há uma aplicativo que faz as vezes de Cacá Bueno/Nêmesis para você.  Basta você programar o pace e sair por aí.

MAIS PROVAS DE CORRIDA DE RUA FEITAS PELO JQC

3:34:09, INTRO

A MARA DO RIO, UMA HOMENAGEM

QUILÔMETRO A QUILÔMETRO, SAIBA COMO É A MARA DE SP

A MARATONA DE SP, VIVACE

A CORRIDA DA LUZINHA

A CORRIDA DA NETSHOES

ROTEIROS DE CORRIDA PELA Z.O.

INSANO

/ 993 Posts

Paulo Vieira

Influenciado pelo velho “Guia completo da corrida”, do finado James Fixx, Paulo Vieira fez da calça jeans bermuda e começou a correr pela avenida Sumaré, em São Paulo, na adolescência, nos anos 1980. Mais tarde, após longo interregno, voltou com os quatro pés nos anos 2000, e agora coleciona maratonas – 9 (4 em SP, 2 Uphill Rio do Rastro, Rio, UDI e uma na Nova Zelândia), com viés de alta – e distâncias menos auspiciosas. Prefere o cascalho de cada dia às provas de domingo e faz da corrida plataforma para voos metafísicos, muitos dos quais você encontra nestas páginas. Evoé.

Deixe seu comentário

Seu e-mail não será publicado ou compartilhado e os campos obrigatórios estão marcados com asterisco (*).

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.