O metrossexualismo e a corrida

Paulo Vieira

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Uma prova de ida e volta pela Marginal Pinheiros com a Ponte Estaiada como cenário para o selfie.

Programão de sábado à noite, especialmente para a marca proprietária, a Gillette Body, que estreia no circuito de corrida de rua em São Paulo amanhã. São as distâncias tradicionais: 5K e 10K.

Mais do que ofertar a possibilidade de novos recordes de performance para o corredor, a prova visa aproximar os novos produtos da velhíssima marca da gigante americana Procter & Gamble do consumidor final.

Tony Ramos is dead
Tony Ramos is dead

Como o produto Gillette Body, lâmina de barbear descartável dedicada ao homem que gosta de se manter glabro – talvez por ser metrossexual, talvez por ter aspirações a baixar em um centésimo de segundo sua marca nos 50 metros no nado borboleta.

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A marca vê uma associação entre suposta “tendência da remoção dos pelos do corpo masculino” com a corrida de rua, a acreditar na veracidade do release distribuído pelos comunicadores da marca.

Falamos por e-mail com Juliana Moretti, gerente de marketing da Gillette, para saber disso e mais.

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Jornalistas que Correm – Pode explicar melhor o que significa essa associação [entre a remoção dos pelos e a corrida de rua] e como chegaram a essa conclusão? 

 Juliana Moretti – Com o objetivo de lançar o Gillette Body, primeiro aparelho do mercado criado especialmente para a superfície do corpo masculino, a marca realizou pesquisa global. Hoje, 8 em cada 10 homens têm o hábito de remover os pelos, e entre as conclusões mensuradas estava a que a maioria dos homens que removem os pelos do corpo possui um estilo de vida saudável e ativo, características dos homens que têm a corrida como uma de suas modalidades preferidas.

JQC – Por que a corrida e não, por exemplo, a musculação, modalidade em que o culto ao corpo é parte integrante do esporte? Frequentadores de academia não acrescentam à imagem da marca?

Moretti –  Gillette tem um legado de mais de 100 anos de associação com o esporte e acredita que todos os tipos de atividades físicas são parte importante da rotina de um estilo de vida saudável e ativo, portanto também são valorizadas por parte da marca .

JQC – Como o produto será mostrado durante a corrida? 

Moretti –  O produto está no nome do evento,  portanto terá grande exposição de marca antes e durante o evento. Os corredores ganharão o produto para o corpo no kit da corrida, e ao longo de todo o percurso e evento a marca estará presente por meio de materiais visuais. No dia, a marca ainda terá tenda que, além de expor o produto, oferecerá aos praticantes de corrida massagem e outras ativações.

JQC – O usuário do produto é solteiro, sai à noite, tem bom gasto médio? A escolha de um cartão postal moderno da cidade [a Ponte Estaiada] e o horário noturno foram pensados com base nesse perfil?

 Moretti – Além do incentivo ao esporte, Gillette também acredita na música como um território importante para suas campanhas de comunicação. A marca possui inclusive um canal próprio no Spotify com diferentes playlists para serem escutadas durante o treino, provas ou quando quiser. A escolha do horário noturno, assim como já foi feita na primeira edição, se dá justamente pela vontade de criar um clima descontraído e atrativo para os amantes da corrida. 

JQC – Qual o share do produto e como vem sendo a curva de crescimento desde o lançamento?

Moretti – O lançamento está sendo superpositivo para a marca. Para Gillette, que é líder no mercado de lâminas e possui mais de 80% de participação de mercado, Body ainda é parcela pequena – cerca de 0,5% –, por se tratar de outra finalidade que não o rosto. Mas a expectativa é crescer de forma significativa devido a crescente tendência do hábito de remover os pelos do corpo.

 

 

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Paulo Vieira

Influenciado pelo velho “Guia completo da corrida”, do finado James Fixx, Paulo Vieira fez da calça jeans bermuda e começou a correr pela avenida Sumaré, em São Paulo, na adolescência, nos anos 1980. Mais tarde, após longo interregno, voltou com os quatro pés nos anos 2000, e agora coleciona maratonas – 9 (4 em SP, 2 Uphill Rio do Rastro, Rio, UDI e uma na Nova Zelândia), com viés de alta – e distâncias menos auspiciosas. Prefere o cascalho de cada dia às provas de domingo e faz da corrida plataforma para voos metafísicos, muitos dos quais você encontra nestas páginas. Evoé.

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