Exercício não é suficiente para perder peso

Julia Zanolli

Tag: , , , , , , ,

Talvez a gente devesse mudar o nome do site para Jornalistas que (não) Comem, mas um estudo americano comprovou o que muitos de nós já sentimos na prática: quem quer emagrecer tem que mudar a alimentação.

CONHEÇA 5 MITOS DA NUTRIÇÃO ESPORTIVA

Só o exercício físico não é capaz de promover a perda de peso no longo prazo, afirmam pesquisadores da Universidade de Nova York (EUA) que lideraram o estudo, publicado no periódico científico Current Biology.

Isso porque o corpo humano tende a se adaptar para manter o gasto calórico relativamente estável. Faz sentido, evolutivamente falando. É por isso que os treinadores insistem para você mudar o treino de vez em quando e oferecer novos estímulos ao organismo.

AS 10 MELHORES DICAS QUE APRENDI NA NUTRICIONISTA

Além disso, o estudo aponta que existe um limite de calorias que o corpo é capaz de queimar por meio do exercício. De novo, faz sentido se a gente pensar nos duros tempos das cavernas. Segundo os pesquisadores, isso explica por que tantas pessoas deixam de ver resultados na balança depois de começar um programa de exercícios físicos.

Bíceps ou brócolis, eis a questão
Bíceps ou brócolis, eis a questão

A nutricionista Livia Hasegawa, colunista de honra do JQC, concorda: “Vejo muito isso na prática. Quem não associa exercícios com dieta passa a não ver mais respostas depois de um certo ponto”, afirma. “No começo você sente a diferença e os resultados aparecem, mas a perda de peso não evolui se não for acompanhada de uma mudança na alimentação”.

LIVIA HASEGAWA ENSINA TUDO SOBRE NUTRIÇÃO ESPORTIVA 

Herman Pontzer, um dos cientistas que liderou o estudo, decidiu investigar a questão mais a fundo depois de passar um período com o povo Hazda, do norte da Tanzânia. Apesar de terem um estilo de vida muito ativo, caçando e andando grandes distâncias todos os dias, eles têm um gasto calórico semelhante ao de populações europeias urbanas.

O treinador Marcos Soares, personal trainer responsável pela Trainer Assessoria Esportiva, concorda que só a atividade física não promove grandes impactos na balança, mas ressalta que a corrida traz diversos outros benefícios além da perda de peso: “o exercício tem muitos impactos positivos, como melhora da disposição, aumento da força muscular e da flexibilidade, diminuição da tensão e da dor. Para além da estética, o exercício é fundamental para a saúde”.

 

 

/ 219 Posts

Julia Zanolli

Julia Zanolli começou a correr em nome do bom jornalismo quando foi trabalhar na revista Runner’s World sem entender nada do assunto. A obrigação virou curtição, mesmo depois de sair da revista. Se livrou do carro para poder andar a pé pela cidade, mas é fã assumida de esteira. Prefere falar de comida do que de nutrição e acha que ter tempo é muito melhor do que matá-lo.

Deixe seu comentário

Seu e-mail não será publicado ou compartilhado e os campos obrigatórios estão marcados com asterisco (*).