Testamos: Nike Free RN Distance

Julia Zanolli

Tag: , , ,

A Nike lançou nesta semana o tênis Free RN Distance, desenhado para os fãs da linha minimalista que estão em busca de um pouco mais de amortecimento para o dia a dia e corridas mais longas.

“Também pode ser a transição para quem nunca experimentou a linha Free”, afirma Chuck Gatchell, VP de Run Natural da Nike. Sim, o RN é a ~porta de entrada para drogas mais fortes~.

Minimalista pero no mucho
Minimalista pero no mucho

A numeração da linha Free indica o quão minimalista é o tênis: 0.0 seria correr descalço e 10.0 equivale a um tênis de corrida tradicional. Gatchell, em entrevista para a revista Runner’s World, afirmou que o RN equivale a algo entre o Free 5.0 e um tênis mais estruturado. “O conceito é de corrida natural e não minimalista”, disse o executivo.

Segundo a Nike, o lançamento é a combinação de duas tecnologias: o solado hexagonal e recortado do Nike Free e o amortecimento da linha Lunarlon.

Amortecimento com açúcar, com afeto
Amortecimento com açúcar, com afeto

Neste modelo, a forma é mais larga para garantir estabilidade lateral e duas camadas de espuma ajudam a proteger os pés do impacto. O RN tem um drop baixo (diferença de altura entre o antepé e o calcanhar na região da sola) de apenas 0,8mm.

Para quem não tem tanta familiaridade com minimalistas como eu (que só consigo usar o Free 3.0 para passear, por exemplo) o RN dá segurança na medida. Ele é leve e tem o cabedal bem macio, deixando o pé bastante livre durante a corrida.

nike RN3
O Free com mais amortecimento da categoria

Usei tanto em treinos rápidos quanto mais longos e o tênis ofereceu uma passada equilibrada e confortável. Outra coisa bacana é que dá para usar com ou sem meia e não deu bolha nos pés.

O preço sugerido é de R$ 499,90 com lançamento a partir de 29/11 no site da Nike e na loja da marca em Ipanema (Rio de Janeiro). A partir de fevereiro de 2016 o Free RN Distance deve chegar nas demais lojas do Brasil.

/ 219 Posts

Julia Zanolli

Julia Zanolli começou a correr em nome do bom jornalismo quando foi trabalhar na revista Runner’s World sem entender nada do assunto. A obrigação virou curtição, mesmo depois de sair da revista. Se livrou do carro para poder andar a pé pela cidade, mas é fã assumida de esteira. Prefere falar de comida do que de nutrição e acha que ter tempo é muito melhor do que matá-lo.

2 Comentários

  1. Avatar
    Guilherme Diniz

    No tenis, em sua palmilha esta descrito OFFSET 4mm. Entao qual seria o DROP correto? 8mm ou 4mm?

    Responder

    • Paulo Vieira
      Paulo Vieira

      4mm, Guilherme. Se o objetivo é chegar no drop zero, estamos quase lá!

      Responder

Deixe seu comentário

Seu e-mail não será publicado ou compartilhado e os campos obrigatórios estão marcados com asterisco (*).

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.