Por que algumas pessoas transpiram (muito) mais do que outras?

Julia Zanolli

Tag: , , , ,

Algumas pessoas transpiram mais do que outras. Mas o que determina a quantidade de suor que cada um de nós produz diariamente?

Pesquisadores da Universidade de Ottawa (Canadá) e de Sydney (Austrália) analisaram 28 voluntários com diferentes tipos físicos e pediram que eles pedalassem séries de 60 minutos em diferentes intensidades enquanto seus níveis de suor e temperatura corporal eram avaliados.

Até então, acreditava-se que a transpiração estaria relacionada ao percentual de gordura – daí o senso comum de que pessoas gordas suam mais.

Mas o estudo mostrou que o percentual de gordura corporal explica só 1,3% das variações na quantidade de suor produzida pelos participantes. Os gordinhos podem até transpirar mais, mas não por causa da gordura em si.

Gordura e suor não estão diretamente relacionados

Já o condicionamento físico (medido pelos níveis de VO2 máx.) por si só também não teve impacto significativo, sendo responsável por apenas 4% das variações.

Assim, a pesquisa concluiu que diversos fatores influenciam na quantidade de suor produzida. Mas de forma geral, quanto maior a massa corporal e quanto maiores o esforço e a quantidade de calor gerados pelo indivíduo, mais suor ele produz.

/ 219 Posts

Julia Zanolli

Julia Zanolli começou a correr em nome do bom jornalismo quando foi trabalhar na revista Runner’s World sem entender nada do assunto. A obrigação virou curtição, mesmo depois de sair da revista. Se livrou do carro para poder andar a pé pela cidade, mas é fã assumida de esteira. Prefere falar de comida do que de nutrição e acha que ter tempo é muito melhor do que matá-lo.

Deixe seu comentário

Seu e-mail não será publicado ou compartilhado e os campos obrigatórios estão marcados com asterisco (*).

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.