Paris, sempre teremos

Paulo Vieira

Tag: , , , , ,

Foram 621 brasileiros na maratona de Paris ano passado. O Brasil foi o oitavo país estrangeiro em número de participantes, logo atrás da Holanda, mas deixar Amsterdã para correr em Paris é como sair de SP para trotar em Ipanema.

A MARATONA DO RIO, UMA HOMENAGEM

É de se esperar que esse número de brazucas não diminua em 2016, mesmo com os atentados de sexta passada. Se diminuir, a explicação poderia estar na queda de poder de compra do realzinho.

Foto: blog My Heart in Paris
Foto: blog My Heart in Paris

 

Trata-se, afinal, do cenário de corrida mais bonito do mundo para não pouca gente. No site oficial da maratona de Paris não há mais inscrições disponíveis para a prova de 3 de abril. Elas abriram e 8 de setembro e duas semanas depois os 57 mil lugares disponíveis já haviam acabado.

Três operadoras de turismo no Brasil, chanceladas pela organização, têm vagas: a Kamel, do Rio, a Biarritz, de Porto Alegre, e a TAM Viagens.

Falei com o Flavio, da Biarritz, que me disse que os atentados talvez tenham aumentado o interesse pela corrida, como numa reação de desagravo. “Recebi contatos dois dias depois, aparentemente os corredores brasileiros estão no mesmo espírito ‘todo mundo junto’.”

Sem contar a parte aérea, sete dias em Paris com a maratona pela Biarritz ficam em 1175 euros (por pessoa, em quarto para casal). Ele acha que até janeiro será possível comprar com ele.

O traçado dos 42K em Paris é circular, diferentemente de NY e Rio, em que você tem de fazer uma viagem aos infernos para alinhar na largada; é similar a SP, apesar das inúmeras variações de percurso, que começa e termina no Ibirapuera.

A MARATONA DE SÃO PAULO, UM RELATO VIVAZ

Em Paris é assim: todo mundo larga perto do Arco do Triunfo, ganha a Champs Elysèes,  passa pelo Louvre no 3K, na Bastilha no 5K e, do 9K ao 19K dá umas voltas pelo parque Bois de Vincennes.

De volta à região central, passa pela Notre Dame no 24K, no maravilhoso Musée d’Orsay no 26K, pela torre Eiffel no 29K e ganha o Bois de Boulogne no 33K. Os últimos 9K são nas alamedas do parque até a chegada nos limites da avenida Foch, pertinho do Arco do Triunfo.

Um postal atrás do outro, sempre pela Rive Droite, o lado direito do rio Sena, para o povo não ficar na tentação de parar nos cafés do Quartier Latin.

Quero ver depois dizer que sofreu para terminar a maratona.

CÂIMBRA, SUOR E LÁGRIMAS 

 

 

 

 

/ 993 Posts

Paulo Vieira

Influenciado pelo velho “Guia completo da corrida”, do finado James Fixx, Paulo Vieira fez da calça jeans bermuda e começou a correr pela avenida Sumaré, em São Paulo, na adolescência, nos anos 1980. Mais tarde, após longo interregno, voltou com os quatro pés nos anos 2000, e agora coleciona maratonas – 9 (4 em SP, 2 Uphill Rio do Rastro, Rio, UDI e uma na Nova Zelândia), com viés de alta – e distâncias menos auspiciosas. Prefere o cascalho de cada dia às provas de domingo e faz da corrida plataforma para voos metafísicos, muitos dos quais você encontra nestas páginas. Evoé.

Deixe seu comentário

Seu e-mail não será publicado ou compartilhado e os campos obrigatórios estão marcados com asterisco (*).

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.