Aparelho promete fazer você gastar quatro vezes mais calorias

Julia Zanolli

Tag: , , , ,

Antes de começar este texto, visualize uma mesa de truco, com toalha esticada, feijãozinho para contar os pontos e um valete de paus sobre o monte de cartas. Agora imagine alguém subindo na mesa para gritar “SEEEEEEEIS LADRÃO”.

Esse alguém sou eu e a mão de cartas em questão é a High Octane Ride, uma espécie de bicicleta ergométrica turbinada que promete trazer em 10 minutos os mesmo benefícios para a saúde do que 45 minutos de corrida.

bike1

Segundo a fabricante a inglesa Harvey Nichols, o equipamento pode ser personalizado com o peso e a altura do usuário e foi desenhado para atender às necessidades de quem não tem muito tempo para treinar (ou seja, quase todo mundo) e precisa se exercitar em pequenas brechas na agenda.

O software usado na bike, apelidado CAROL (Lógica Optimizada Cardiovascular em inglês) indica ao usuário quando acelerar e quando diminuir o ritmo. São três minutos de aquecimento, 20 segundos de sprint, três minutos de recuperação ativa, mais 20 segundos de aceleração e três minutos de desaquecimento.

bike3

O equipamento está à venda por 2200 libras (cerca de 10 mil reais) e a fundadora da High Octane Ride, Ratna Singh, afirmou a um jornal inglês que já vendeu diversas unidades para empresas. “Ela simula que um animal selvagem está te perseguindo para fazer você chegar ao seu limite”, afirma. A bike conta com uma espécie de cápsula em volta para fazer as simulações e garantir privacidade ao usuário.

bike2

Sem dúvida o equipamento tem seu mérito: 10 minutos de exercício é melhor do que nada e treinos com variação de ritmo são excelentes para queimar calorias. Mas quem já suou a camisa honestamente sabe que em menos de vinte minutos não dá nem para sentir o barato. Apesar de parecer tentador, não tem milagre. Vale mais a pena investir em uma rotina equilibrada de exercícios do que em invenções que prometem milagres.

 

/ 219 Posts

Julia Zanolli

Julia Zanolli começou a correr em nome do bom jornalismo quando foi trabalhar na revista Runner’s World sem entender nada do assunto. A obrigação virou curtição, mesmo depois de sair da revista. Se livrou do carro para poder andar a pé pela cidade, mas é fã assumida de esteira. Prefere falar de comida do que de nutrição e acha que ter tempo é muito melhor do que matá-lo.

Deixe seu comentário

Seu e-mail não será publicado ou compartilhado e os campos obrigatórios estão marcados com asterisco (*).

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.