Com quantas camadas se faz um tênis de corrida

Julia Zanolli

Tag: , ,

Cabedal, entresola, taloneira, placa de amortecimento… às vezes pode ser difícil entender o que são e para que servem as diferentes partes de um tênis.

Pensando nisso, pedimos ajuda para para o pessoal da Authentic Feet, rede de calçados esportivos que trabalha com diversas marcas, para mostrar quais são os componentes do tênis e qual é a importância de cada um deles no produto final.

Além de ajudar você a conhecer melhor o que põe nos pés, a ideia é dar informações importantes para ajudar na hora da compra. Afinal, é muito mais fácil ser enrolado pelo vendedor se você não sabe nem para que serve a placa Wave Turbo 3.0.

Magno Baleeiro, gerente de produto da Authentic Feet, descolou uma amostra de tênis desmontada e destrinchou cada pedacinho do produto.  O resultado completo vai ser um vídeo, que sobe em breve aqui no site, mas confira já alguns dos principais componentes e suas utilidades.

tênisCabedal: malha que envolve os pés e ajuda a dar suporte durante a corrida. O tecido deve ser respirável para permitir a ventilação e com bons acabamentos, para evitar o atrito.

Entresola: normalmente composta de EVA, é a estrutura que garante o amortecimento do tênis. Algumas marcas usam placas ou cápsulas de gel para garantir mais maciez à passada.

Solado:  a parte de baixo do tênis, que fica em contato com o chão. São as ranhuras no material que ajudam a dar mais aderência ao calçado.

Biqueira: a ponta chanfrada é importante para facilitar o impulso na hora da passada e ajudar o tênis a acompanhar o movimento dos pés durante a corrida.

 

/ 219 Posts

Julia Zanolli

Julia Zanolli começou a correr em nome do bom jornalismo quando foi trabalhar na revista Runner’s World sem entender nada do assunto. A obrigação virou curtição, mesmo depois de sair da revista. Se livrou do carro para poder andar a pé pela cidade, mas é fã assumida de esteira. Prefere falar de comida do que de nutrição e acha que ter tempo é muito melhor do que matá-lo.

Deixe seu comentário

Seu e-mail não será publicado ou compartilhado e os campos obrigatórios estão marcados com asterisco (*).

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.