Está sempre cansado? Confira 5 hábitos que podem acabar com o seu pique

Julia Zanolli

Tag: , , , , ,

Está difícil dar conta do trabalho, da família e ainda ter energia para correr? Algumas atitudes muito comuns podem fazer com que você esteja sempre cansado. Confira quais são e descubra como combater esse problema.


Você não vai correr quando está cansado
Pular o treino para economizar energia pode ter o efeito contrário. Em um estudo da Universidade da Geórgia, adultos sedentários que começaram a fazer 20 minutos de exercícios leves três dias por semana sentiram-se mais dispostos seis semanas depois. Fazer exercícios regularmente  aumenta a força e resistência, melhora seu sistema cardiovascular e ajuda a levar mais oxigênio para todo o corpo. Lembre-se disso na próxima vez que pensar em desligar o despertador e continuar na cama.

Você bebe uma taça de vinho (ou duas) antes de dormir
Parece ótimo para dar uma relaxada, mas a bebida pode acabar prejudicando seu sono- e fazendo com que você fique cansado no dia seguinte. O álcool inicialmente deprime o sistema nervoso central, produzindo um efeito sedativo, diz o médico americano Allen Towfigh. “Mas depois gera um efeito rebote e promove um pico de adrenalina”, explica. É por isso que você tende a acordar durante a noite depois de ter bebido. Para evitar esse problema, Towfigh recomenda parar de beber cerca de três a quatro horas antes de deitar.

Você checa e-mails antes de dormir
A luz do seu celular, tablet ou computador pode atrapalhar o seu ciclo natural de sono. “A luminosidade diminui a ação da melatonina, hormônio que regula o sono”, diz Towfigh. A sensibilidade varia de pessoa para pessoa, mas, no geral, procure ficar longe dos aparelhos uma ou duas horas antes de deitar. Não consegue ficar longe do celular na cama?  Segure-o a pelo menos 14 centímetros de distância de seu rosto para diminuir o risco de interferência no seu sono. 


Você trabalha durante as férias 
Quem não consegue desligar a cabeça nem quando pode oficialmente fazer isso corre o risco de ter um esgotamento mental, dizem especialistas. Desconectar e relaxar de verdade permite que o corpo e a cabeça descansem. E quando você voltar à rotina normal, vai estar muito mais criativo e produtivo. 

Você vai dormir muito tarde nos finais de semana
Varar a noite de sábado e só ir para a cama no domingo de manhã pode acabar com a sua semana. Você vai acabar indo dormir tarde no domingo e  já vai começar a segunda-feira com sono. Se a balada for longe, tente levantar mais ou menos no horário que você acorda durante a semana e tirar uma soneca a tarde. “Cochilar por 20 minutos permite que o corpo  se recupere sem entrar nos estágios mais profundos de sono, o que pode fazer com que você fique mais cansado” explica o médico Allen Towfigh.

/ 219 Posts

Julia Zanolli

Julia Zanolli começou a correr em nome do bom jornalismo quando foi trabalhar na revista Runner’s World sem entender nada do assunto. A obrigação virou curtição, mesmo depois de sair da revista. Se livrou do carro para poder andar a pé pela cidade, mas é fã assumida de esteira. Prefere falar de comida do que de nutrição e acha que ter tempo é muito melhor do que matá-lo.

Deixe seu comentário

Seu e-mail não será publicado ou compartilhado e os campos obrigatórios estão marcados com asterisco (*).

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.