Por que o coração não cansa como os outros músculos?

Julia Zanolli

Tag: , , ,

Seguindo no clima de descontração, porque nem só de coisa séria vive um corredor, veio a pergunta: como o coração aguenta trabalhar sem parar e não se cansa como os outros músculos do corpo? Lembrando que sim, ele é um músculo.

Confesso que a capciosa indagação surgiu na metade de um treino de subida na praça aqui perto de casa. Já não sabia mais se era a perna que queimava ou se o coração é que ia explodir. Eu ainda tinha mais duas repetições de 300 metros e bastante suor pela frente.

Tinha uma vaga lembrança do colégio, mas resolvi procurar chegando em casa. E parece que, resumidamente, o corpo humano tem três tipos diferentes de músculo:

  • os estriados, que a gente consegue controlar voluntariamente, como na hora de fazer aquele afundo bonito na academia, por exemplo;
  •  os lisos, que não conseguimos controlar e compõem os órgãos internos;
  •  e o cardíaco, que tem uma constituição diferente e é composto por um tipo específico de tecido que permite que o coração se contraia com força sem que suas fibras sejam rompidas. Por isso ele aguenta mais do que o quadríceps do Bolt e, embora também esteja relacionado com a sensação de cansaço, funciona de uma maneira específica.

O coração dos corredores, aliás, é mais “forte” do que o de pessoas sedentárias. Isso porque o exercício funciona como uma espécie de musculação, que faz com que o músculo consiga bombear mais sangue por minuto. Pesquisas recentes indicam também que a preparação para maratona ajuda a fortalecer esse órgão e promove melhorias em seu tamanho, forma, estrutura e função. Ou seja: quanto mais você trabalha as coxas na subida, mais forte fica o coração.

/ 219 Posts

Julia Zanolli

Julia Zanolli começou a correr em nome do bom jornalismo quando foi trabalhar na revista Runner’s World sem entender nada do assunto. A obrigação virou curtição, mesmo depois de sair da revista. Se livrou do carro para poder andar a pé pela cidade, mas é fã assumida de esteira. Prefere falar de comida do que de nutrição e acha que ter tempo é muito melhor do que matá-lo.

Deixe seu comentário

Seu e-mail não será publicado ou compartilhado e os campos obrigatórios estão marcados com asterisco (*).

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.