Como escolher seu próximo tênis de corrida

Julia Zanolli

–       Oi Ju, tudo bom?

–       Tudo e você?

–       Tranquilo, pode falar?

–       Estou trabalhando, mas diga ae

–       É que eu estou numa loja comprando um tênis e…

Há cinco anos edito o Guia do Tênis da revista Runner’s World e já recebi muitas ligações como essa. Em algum momento, eu sempre balanço a cabeça inconformada, dizendo: “Mas você não precisa disso”. Tênis caríssimos, com solas de três dedos de altura para uma menina de 60 quilos que está começando a correr? Nããããããããão! Houve momentos dramáticos em que eu, segurando o celular exaltada no meio da redação, dizia “Sai daí. Sério, agradece esse vendedor pilantra e sai dessa loja… agora”.

A verdade é que a maioria das pessoas compra tênis por causa da aparência. Não estou falando de você, corredor descolado e safo, mas de quem está começando a treinar ou nunca se informou sobre o tema. Não escolha um modelo só porque é o mais bonito. Se não for bom, ele pode deixar seu pé bem feio e sem unhas.

Mas também tem muito corredor com bastante quilômetro na sola que se rende às últimas tecnologias do momento, que curiosamente sempre têm nomes non sense. Em inglês. Tipo WEARpro, GoMax, AbsorbInspire. Resista à tentação de trocar de tênis a cada estação. Um modelo de qualidade dura cerca de 500 quilômetros. Muitas vezes as novas versões dos tênis mudam apenas a cor ou algum outro detalhe.

O fenômeno “quanto mais caro, melhor”, também rola solto nas prateleiras Brasil afora. Pense bem no que você realmente precisa. Os modelos mais caros costumam ser da linha running performance, mas algumas marcas tem bons produtos com tecnologias mais simples e baratas.

E pensar no que você precisa não é só considerar seu tipo de pisada (neutra/ pronada/ supinada), mas também o que você vai fazer com aquele tênis. Considere o tipo de corrida- longões pedem mais amortecimento, já tiros ou provas curtas, modelos mais leves. Leve em conta também o tipo de terreno, seu peso e volume de treino semanal.

Quando a moda de vender tênis pela internet pegou, passei a receber ligações ainda mais alucinantes, falando: “vi um modelo lá numa promoção e comprei, mas está me machucando um pouco…”. Não provou na loja antes de comprar pela internet, criatura? Calce o tênis, ande com ele o quanto puder, preste atenção se há algum ponto de atrito ou muito justo. Flexione o pé para ver se é flexível, pule, dance, aproveite o espaço da loja para ver se o tênis é confortável.

Mas, consultorias telefônicas à parte, o mais bacana de cuidar do Guia é poder testar tudo. E com base nessa experiência, aqui vão alguns modelos que conquistaram meus pés calejados.

Adidas Energy Boost
Provavelmente uma das maiores inovações no mundo dos tênis de corrida nos últimos tempos. Os caras criaram uma nova espuma, Boost, que absorve o impacto melhor que o tradicional EVA. Qualquer um da linha Boost está valendo, na verdade.

adidas-energy-boost

Asics Gel Kayano 20
É um modelo parrudo, para quem precisa de mais estabilidade. Me salvou de uma fascíte uns tempos atrás e ganhou meu eterno respeito. E está na edição 20, galera. Os caras estão há um tempo deixando esse tênis um brinco.

asics-gel-kayano-20

Mizuno Wave ProRunner 16
Atualmente, um fiel parceiro de treinos. Aguenta grama, asfalto, mau humor e preguiça. Quem gosta não troca por nada.

prorunner

Nike Air Pegasus 30
Sabe aquela história de parecer que você está correndo nas nuvens, de tão macio? Então. Tenho um há sete anos que virou estimação para shows, caminhadas e pautas na quebrada. E, contrariando o que eu disse acima, o design dessa galera aqui é fora da curva.

nike-air-pegasus

Mizuno Cruzader
Na pegada do menos é mais, este modelo é feito para iniciantes e aguenta o tranco por um preço camarada.

crusader mizuno

Asics Gel Contend 2
Este modelo fica um degrau abaixo dos tênis de running performance da marca, mas mantém a qualidade com uma relação custo-benefício joinha.

contend

/ 219 Artigos

Julia Zanolli

Julia Zanolli começou a correr em nome do bom jornalismo quando foi trabalhar na revista Runner’s World sem entender nada do assunto. A obrigação virou curtição, mesmo depois de sair da revista. Se livrou do carro para poder andar a pé pela cidade, mas é fã assumida de esteira. Prefere falar de comida do que de nutrição e acha que ter tempo é muito melhor do que matá-lo.

7 Comentários

  1. Ana Ribeiro

    Olá Júlia, como vai?

    Virando a madrugada acordada procurando informações sobre tênis(fugindo do marketing e pensamentos caro=melhor). Super concordo com você. Parabéns por não se vendar, por ser realista e comprometida com a verdade.
    Li o artigo acima e claro tenho minhas dúvidas, preciso de uma consultoria. Tenho 26 anos, estou muito acima do meu peso e sonho em ser maratonista(um dia) mas um passo por vez, quero um tênis que suporte meu peso para começar correr pelas ruas. Pisada neutra, 1.69 altura e mais de 95 kilos. Vou correr no parque ou na rua. Li pela internet a fora que o ideal é comprar um numero maior, o que acha?

    Reply

  2. Antonio Gordilho

    Olá, Júlia,
    Tudo bem?
    O que você acha do nike flyknit 4.0?
    Eu gosto de correr distâncias mais longas e peso uns 85kg.
    Acha muito leve pro meu peão e ruim pra distância?
    Bjs e obrigado

    Reply

    • Julia Zanolli

      Antônio, eu tenho um Flyknit e sou super fã! Acho correr distâncias maiores com ele depende muito da sua familiaridade com tênis minimalistas. Como esse modelo tem bem pouco amortecimento, é legal você ir ganhando volume com ele aos poucos. Eu prefiro usá-lo em treinos de velocidade, mas se você já estiver acostumado com minimalistas e tiver uma estrutura muscular bacana, seu peso e os longões não devem ser um problema. Abraços!

      Reply

  3. Pamela

    Olá Julia estou querendo comprar esse tenis ,Tênis Asics Gel Contend 3, pode me dizer se comporta para corridas de 5 km ? Obrigada

    Reply

    • Paulo Vieira

      A Julia responde, Pamela, já agradecendo pelo teu comentário. “Olha, comporta. Um pouco pesado quando comparado a similares, mas oferece bom amortecimento!” Conte pra gente o que achou! Abraços.

      Reply

Trackbacks & Pingbacks

  1. A maldição do tênis rosa - Jornalistas que correm
  2. Amo Correr | Só quem corre sabe! Mizuno, Nike, New Balance: confira as novidades que acabaram de chegar ao mercado

Deixe seu comentário

* Campos obrigatórios. Seu e-mail não será publicado.