Neste sábado atletas fazem manifestação na USP por mais segurança

Julia Zanolli

Tag: , , , , , , ,

Os assaltos no campus não são novidade, mas estão se tornando uma preocupação cada vez maior entre quem usa o espaço para se exercitar. Tanto é que neste sábado, dia 1, um grupo organizou o evento “Pedalada e caminhada pela segurança pública na USP”, que já tem mais de mil pessoas confirmadas no Facebook.

Um deles é Rodrigo Fonseca, 38, engenheiro de alimentos que já fez cinco maratonas e treina ali todo sábado. Um sujeito meticuloso, baita corredor- vai com a faca nos dentes e o olho no relógio. “A questão da segurança na USP foi crescendo e passou a interferir na nossa forma de treinar. Procuro não correr mais sozinho e mudei meu trajeto para evitar algumas áreas”, diz.

Engana-se quem pensa que o problema do roubo de bicicletas na USP é só dos ciclistas. Primeiro porque segurança não costuma ser uma questão de uma pessoa só e sim de todos nós que demos as mãos para Rosseau, Locke e Hobbes e vivemos nesse lance chamado sociedade. Mas também porque o universo dos ciclistas muitas vezes se mistura com o dos corredores: acordamos incrivelmente cedo para fazer exercício, tendemos a ficar física e psicologicamente dependentes de endorfina e muitas vezes dividimos o espaço de treino, como é o caso na USP.

Cláudia Matsui, 42, que está treinando para a Maratona de Porto Alegre costumava correr e pedalar por ali. “Este ano desisti de andar de bike na USP e passei a treinar em outro lugar. Mesmo quando vou correr não saio mais sozinha”. Segundo a Secretaria da Segurança Pública (SSP), de janeiro a novembro do ano passado 151 pessoas foram presas por roubo na região.

Ela acredita que a série de assaltos a bicicletas que aconteceu nos últimos meses foi o gatilho para a manifestação, mas afirma que os moradores do entorno reclamam da falta de segurança há algum tempo.  “Antes era um problema mais localizado, que acontecia em regiões mais afastadas, mas esse ano ouvimos casos em lugares bem movimentados”, diz a contadora.

Rodrigo espera que a manifestação de amanhã ajude a levantar a discussão sobre o uso do espaço da USP. “Esse debate nunca interessou muito à USP nem às assessorias esportivas. O espaço é público, mas é usado por muitas empresas. Precisamos discutir que parte cabe ao governo e que parte é responsabilidade dos usuários na questão da segurança”.

/ 219 Posts

Julia Zanolli

Julia Zanolli começou a correr em nome do bom jornalismo quando foi trabalhar na revista Runner’s World sem entender nada do assunto. A obrigação virou curtição, mesmo depois de sair da revista. Se livrou do carro para poder andar a pé pela cidade, mas é fã assumida de esteira. Prefere falar de comida do que de nutrição e acha que ter tempo é muito melhor do que matá-lo.

2 Comentários

  1. Avatar
    Carlos Bonina

    Parabéns pela iniciativa e estarei na USP amanhã ! PS.: amanhã (01/02/2014) às 10:00 um grande grupo de manifestantes formado por moradores de diversos bairros das proximidades da USP pedindo mais Segurança partirá da Praça Elis Regina até o 16º Batalhão da Polícia Militar, seguirão pela Av. Corifeu de Azevedo Marques. Essa manifestação reforçará a dos Atletas da USP…abraços

    Responder

  2. Avatar
    Miriam

    Júlia, boa matéria !! Iniciativa de vcs , jornalistas e ns pode ajudar, pois se dependermos da segurança local. Não a temos! Abss

    Responder

Deixe seu comentário

Seu e-mail não será publicado ou compartilhado e os campos obrigatórios estão marcados com asterisco (*).

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.