Beber, cair, correr

Paulo Vieira

Tag: , , , , , , , , , , , , ,

Nossa nova super-repórter Julia Zanolli escreveu isto antes do Réveillon, mas como eu estava para lá de Bagdá (do Saco dos Limões, para ser mais preciso), deixei passar o timing. Mas como hoje é sexta-cheira, como se dizia nos 80, o texto também é muito recomendável para o dia. Enjoy.

Você sabe onde está? Seu pertences estão com você? Sua dignidade também? Ótimo. Então a questão é: você está a fim de correr? Se a resposta for não, volte para a cama. Você já vai ter um dia arrastado, concentre suas energias em fazer o mundo parar de girar.

Beba e corra - ou não
Soda limonada, você toma e não acontece nada

Mas tem quem goste de correr depois de tomar umas na noite anterior para “dar uma limpada”, ou “suar o álcool”. Nesse caso, o mais importante é tomar cuidado com a desidratação, segundo Livia Hasegawa, nutricionista especialista em fisiologia do exercício pela Unifesp. A perda de líquido durante a corrida por meio do suor já é motivo suficiente para se hidratar bem. Mas o álcool é a única bebida deste mundo que, além de trazer muita alegria, desidrata.

Por isso, a nutricionista recomenda beber muito: “Tome bastante água e água de coco, que ajuda a repor os eletrólitos, como sódio, potássio e magnésio”. Assim você melhora os sintomas da ressaca e não corre o risco de se desidratar ainda mais durante o exercício. “Mas se estiver com dor de cabeça forte, indisposição, náuseas ou tontura, não corra”, diz Livia.

Comer bem também ajuda o corpo a se recuperar. Dizem por aí que comida gordurosa é a pedida para a ressaca. Eu, que sempre fui fã da batata frita para levantar a moral, fiquei a ver navios. “A alimentação deve ser com baixo teor de gordura pois o fígado já está estressado”, disse a Livia. E mais: “Indico chá de boldo, que ajuda a desintoxicar o fígado, assim como a alcachofra. Prefira carnes magras, como o peito de frango”. Além disso, ela recomenda alimentos como arroz integral, mandioquinha e frutas para repor os carboidratos, além de verduras e legumes.

Durante o treino é hora de exercitar a moderação – coisa que a gente nem sempre faz quando bebe. Prefira uma corrida leve, em percurso com bastante sombra e sem subidas. Provavelmente você nem vai querer fazer muito mais do que isso. Aproveite para organizar as ideias e acordar o corpo.

E continue se hidratando. E isso vale para antes, durante e depois da bebida.

/ 993 Posts

Paulo Vieira

Influenciado pelo velho “Guia completo da corrida”, do finado James Fixx, Paulo Vieira fez da calça jeans bermuda e começou a correr pela avenida Sumaré, em São Paulo, na adolescência, nos anos 1980. Mais tarde, após longo interregno, voltou com os quatro pés nos anos 2000, e agora coleciona maratonas – 9 (4 em SP, 2 Uphill Rio do Rastro, Rio, UDI e uma na Nova Zelândia), com viés de alta – e distâncias menos auspiciosas. Prefere o cascalho de cada dia às provas de domingo e faz da corrida plataforma para voos metafísicos, muitos dos quais você encontra nestas páginas. Evoé.

Um Comentários

  1. Avatar
    Márcia Helena Ramos

    Ótima matéria! Principalmente o que diz a Dra. Lívia. #melhornutri

    Responder

Deixe seu comentário

Seu e-mail não será publicado ou compartilhado e os campos obrigatórios estão marcados com asterisco (*).

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.