Simpatia de ano novo: correr

JQC

Tag: , , , , , , , , , , , ,

Todo mundo fala sobre pular as 7 ondas, tomar um banho de mar, beijar a pessoa amada, comer não sei quantas uvas e guardar as sementes, escolher bem a cor da calcinha/cueca, vestir branco… Então, decidi criar a minha própria simpatia de ano novo: correr. Para atrair o que? Saúde, disposição, beleza, bom humor… se duvidar, até dinheiro – afinal, ao fazer exercícios físicos regularmente, gastarei menos com médicos e remédios no próximo ano.

E nem me venha com a desculpa de “na segunda (dia 6 de janeiro) eu começo”. A praia, destino predileto para a passagem de ano, é um excelente local para correr no dia 31. Tudo bem, pode ser de manhã, antes que todo mundo a invada para ver a queima de fogos e fazer suas oferendas para Iemanjá. Só não vale deixar de correr por estar embriagado ou estufado demais com as delícias da ceia de ano novo. E nem é preciso vestir branco, basta tomar alguns cuidados (válidos para corridas na praia nos outros dias também):

– Faça treinos curtos
Ao correr na areia, você trabalha muito mais a sua musculatura do que correndo em um terreno regular, o que é ótimo, visto que você ganha mais resistência e queima muito mais calorias, porém, exige atenção, principalmente para evitar lesões. Então, é recomendável que você faça apenas treinos curtos (15 a 30 minutos de duração), que podem ser complementados com mais 30 minutinhos no calçadão, por exemplo.

– Escolha o tipo de areia
Você pratica musculação regularmente? Ótimo, então tem a força necessária para aguentar correr na areia fofa sem comprometer a sua coluna. Não é adepto do fortalecimento muscular? Procure a areia mais dura (molhada), que é menos irregular do que a fofa. Porém, tome o cuidado de tentar encontrar o seu caminho no terreno mais plano possível,  nada de correr na parte da faixa areia que é inclinada (onde batem as ondas).

– Use tênis
Nunca corra de havaianas, por experiência própria, ela pode dobrar, estourar e “fazer” diversas outras coisas para você cair. Correr descalço também pode gerar muitos problemas, desde frieiras até queimaduras na sola do seu pé. Por isso, leve o seu fiel companheiro para a praia. Há quem prefira usar o Five Fingers – aquele calçado de borracha com dedinhos -, porém, como muitos modelos não protegem o pé 100% da entrada de areia, é recomendável que você o utilize com meias (também com dedinhos).

– Use protetor solar e roupas com proteção UV 
Eu já abordei esse assunto em outro post, sobre o verão. Então, vou só aproveitar para lembrar que é melhor você correr sempre antes das 10h e após as 16h, quando os raios solares são mais fracos e a praia está mais tranquila também.

praia

/ 72 Posts

JQC

Deixe seu comentário

Seu e-mail não será publicado ou compartilhado e os campos obrigatórios estão marcados com asterisco (*).

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.