Gentileza gera gentileza

Paulo Vieira

Tag: , , , , , , , , ,

O espanhol Anaya oferece a vitória ao verdadeiro vencedor, Abel Mutai
Gentileza gera gentileza

A história tem exatamente um ano, mas como emplacou no Facebook hoje, voltemos a ela. É a demonstração de justiça, cavalheirismo e gentileza do atleta espanhol Iván Fernández Anaya, que permitiu que o fundista queniano Abel Mutai vencesse uma prova de cross country.

Mutai havia se confundido com o local de chegada, e Ivan, que vinha em segundo, ao invés de vencê-la, conduziu o africano ao primeiro lugar.

Um vice que qualquer um se orgulharia de alcançar e o El País registrou desta maneira.

Ivan, cujo blog você acessa aqui, reencontrou Mutai em novembro deste ano. Eis o que ele diz sobre amizade, numa citação creditada a Muhammad Ali e interpretada – não propriamente traduzida – pelo JQC como segue:

“A amizade não se aprende na escola. Mas se você não aprende o que é amizade, de nada serve a escola.”

PS – O atencioso comentário do Angelo Caixeta me fez corrigir uma barbeiragem publicada antes: Abel Mutai não ganhou a maratona de Nova York. O vencedor é Mutai também, o Geoffrey. Perdão a todos os leitores e um agradecimento especial ao Angelo.

/ 993 Posts

Paulo Vieira

Influenciado pelo velho “Guia completo da corrida”, do finado James Fixx, Paulo Vieira fez da calça jeans bermuda e começou a correr pela avenida Sumaré, em São Paulo, na adolescência, nos anos 1980. Mais tarde, após longo interregno, voltou com os quatro pés nos anos 2000, e agora coleciona maratonas – 9 (4 em SP, 2 Uphill Rio do Rastro, Rio, UDI e uma na Nova Zelândia), com viés de alta – e distâncias menos auspiciosas. Prefere o cascalho de cada dia às provas de domingo e faz da corrida plataforma para voos metafísicos, muitos dos quais você encontra nestas páginas. Evoé.

Um Comentários

  1. Avatar
    Angelo

    Meu caro Paulo, quem ganhou a maratona de nyc deste ano foi outro Mutai: Geoffrey Mutai. Mas a história não deixa de ser bacana.

    Responder

Deixe seu comentário

Seu e-mail não será publicado ou compartilhado e os campos obrigatórios estão marcados com asterisco (*).

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.