Lista de mercado e corrida

Talita Ribeiro

Meu corpo, de tempos em tempos, decide regrar um pouco mais essa minha  “vida louca vida”, principalmente exigindo mudanças na alimentação. Foi assim quando eu tinha 14 anos e desenvolvi alergia à corantes artificiais, deixando groselha, suco de saquinho e gelatina no passado, e é agora, com a necessidade de incluir mais ferro e, principalmente, fibras no meu cardápio. É a velhice ou, talvez, apenas a vontade de viver mais e melhor, o fato é que meu corpo ligou esses dois sinais amarelos nas ultimas semanas e fez com que eu mudasse minha lista de supermercado.

mulher fazendo compras no mercadoA parte boa é que essas mudanças contribuem e muito para o meu lado “corredora”, porque incluem mais frutas e “carboídratos do bem”, como batata doce e grãos integrais, que ajudam a melhorar a minha performance e evitam as temidas lesões/cãibras (obrigada, banana!). Sem falar que me obrigam a hidratar mais, já que ingerir fibras sem água é pedir para dar um nó no intestino. Olhar os produtos da “ala saúde” do mercado também me reservou boas surpresas, como encontrar deliciosos produtos sem açúcar e, claro, sem o terrível adoçante, salgadinhos integrais com sabor de infância, pão que não tem a tal “farinha refinada fortificada” e que, por conta disso, parece durar mais aqui em casa sem embolorar…

Compartilho aqui os meus produtos prediletos dessa “nova fase”:

– Geleia sem açúcar de Damasco, a mais gostosa é a francesa St. Dalfour, mas a italiana Fior di Fruta também é maravilhosa e a Queensberry entra como uma boa opção e é mais fácil de achar.
– Salgadinhos da marca Mãe Terra, tem sabor milho, cebola e pizza, e, juro, o fato de serem integrais, orgânicos, assados e “sem pozinhos artificiais” não os deixa menos gostosos.
– Cookies de aveia com Cranberry da Royal Danks, são dinamarqueses e custam mais caro, mas combinam duas coisas que fazem superbem para a saúde e, mais do que isso, não perdem em nada em sabor para os cookies clássicos cheios de açúcar  e manteiga.
Chocolates AMMA, brasileiríssimos, são feitos só com cacau, açúcar e manteiga de cacau orgânicos, mais lecitina de soja (não transgênica), têm concentração mínima de 30% de cacau e máxima de 85%, o que os faz bem mais saborosos do que aqueles chocolates adocicados e gordurosos que estamos acostumados.
Pão de Forma Light 12 Grãos da Pullman, é o único 100% integral que eu encontrei no mercado até hoje, sem adição de farinha refinada. Todos os outros, que se dizem integrais, adicionam a  branca “enriquecida”, “fortificada” e escondem isso nas letrinhas miúdas na parte de trás das embalagens.

Na semana passada a nutricionista Marina Gorga fez mais um vídeo bacana para o Nutricast, falando exatamente sobre os melhores alimentos para quem pratica atividades físicas. Vale a pena ver e “adaptar” a sua lista de supermercado também ; )

Tagged: , , , , , , , , , , , , , , , , ,

/ 70 Artigos

Talita Ribeiro

Talita Ribeiro corre atrás do próximo freela e para conciliar o MBA, o casamento e essa vontade de escrever novas histórias. É iniciante, daquelas bem desastradas, e só decidiu deixar a esteira e o trabalho fixo nesse ano, após voltar de San Francisco, onde todo mundo corre na rua para inovar e aproveitar melhor a cidade.

4 Comentários

  1. Marina

    Oba! Que legal Talita!!!
    Fico feliz em saber que gostou, e é bacana ver informação legal sendo passada a diante! Adoro o blog!!! 🙂

    Reply

  2. Anna Alice Brito Silva Malcher

    Quero q envie receitas de comidas saudáveis e gostosas q voce tem experiência e q gosta. Bjos

    Reply

    • Paulo Vieira

      Oi, Anna Malcher, assumindo de peito aberto o nepotismo, recomendo que conheça o cardápio da Alecrim Dourado Butique de Comidas. Quem toca é a minha irmã Regina e sua filha Alessandra. Elas fazem comida pronta, mas tudo balanceado, nutritivo e, incrível, gostoso. Os contatos: https://www.facebook.com/pages/Alecrim-Dourado-Boutique-de-Comida/346280268816212?fref=ts
      Ou pelo telefone 3813 3438 ou 3812 8968. Em SP. Vale a pena. Obrigado!

      Reply

  3. Eduardo

    Muito legal! Adoro o blog.

    Reply

Deixe seu comentário

* Campos obrigatórios. Seu e-mail não será publicado.