Para ler e correr

JQC

Tag: , , , , , , , ,

Eu já publiquei aqui no blog uma seleção de filmes que te inspiram a sair correndo, pelos mais diversos motivos. E um post do Paul, sobre “A morte e a morte do homem que popularizou a corrida“, me fez pesquisar mais sobre livros para quem adora correr ou busca motivação, dicas, boas histórias… Segue a lista dos que se destacaram:

livro_dean50 maratonas em 50 dias
Esse é para ficar com vergonha de estar com tanta dificuldade para correr 10K sem parar. Dean Karnazes, como o título diz, correu 50 maratonas em pouco menos de 2 meses e, mais do que isso, passou por alguns perrengues, como quedas e até a ameaça de ser atacado por um urso. O autor americano já foi considerado uma das 100 pessoas mais influentes do mundo, pela revista Time, e participou de uma maratona no Pólo Sul, correndo (muito) abaixo de 0 grau. Mas o livro não é só sobre seus feitos incríveis, conta também com sugestão de treinos, dicas sobre alimentação e sobrevivência em condições extremas.

maratonando-desafios-e-descobertas-nos-cinco-continentes-41421Maratonando: desafios e descobertas nos cinco continentes
Viagem e corrida são duas das grandes paixões dos jornalistas que escrevem esse blog, precisa dizer mais alguma coisa? O livro reúne reportagens e textos inéditos de Rodolfo Lucena, jornalista brasileiro que decidiu se dedicar a corrida e, através dela, conhecer os lugares mais incríveis do mundo, como China, Rússia, Finlândia, África do Sul e, suspiros apaixonados, Califórnia. Além dos benefícios físicos da preparação para correr maratonas, o autor destaca o quanto a prática pode ser inspiradora na hora de encarar os desafios do dia-a-dia e lidar com seus próprios medos e limitações.

do-que-eu-falo-quando-falo-de-corridaDo que eu falo quando falo de corrida
Achou o nome familiar? O Paul fez uma referência a ele em seu último título “Do que nós pensamos quando pensamos em corrida“. Uma ironia, já que no livro o autor escreve “Tento não pensar em nada de especial enquanto estou correndo. Na verdade, corro com a minha cabeça totalmente vazia”. Mas Haruki Murakami logo em seguida explica “Mesmo assim, acho que exatamente por estar me concentrando em nada, alguma coisa surge naturalmente e, como um susto, de repente já está no meu pensamento”. Deu para perceber que a corrida e a literatura estão intimamente ligadas no livro e na vida do escritor japonês que, um ano após começar a escrever e correr para manter a forma, percorreu os quase 40K entre as cidades de Atenas e Maratona, na Grécia, sozinho. Quer saber mais? Leia o livro que conta sobre essa relação de amor entre as palavras e a corrida.

E você, quais livros indica?

/ 72 Posts

JQC

Deixe seu comentário

Seu e-mail não será publicado ou compartilhado e os campos obrigatórios estão marcados com asterisco (*).

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.