Entre túmulos e aviões

Paulo Vieira

Tag: , , , ,

A companheira Isadora Pamplona, que, se esquenta cadeira em algum lugar, é apenas nos jatos da Ryanair e da EasyJet, pediu, se deslocou e tem a preferência. É dela a palavra hoje aqui no JCQ. Vai que é sua, Isa.

Onde correr?, eis a questão.

Muitas vezes usei essa perguntinha cretina para justificar o meu próprio sedentarismo. A desculpa ia desde morar em um bairro cheio de ladeiras até não ter uma Beira-Mar para chamar de minha (uma tragédia, convenhamos).

Até que me vi numa cidadezinha no interior da República Tcheca perguntando para a recepcionista do hotel onde que se podia correr por perto. “Onde você quiser”, disse ela com um ar surpreso.

Confesso que nunca uma resposta tão óbvia me pareceu tão reveladora. Eu, do alto da minha sola com tecnologia de amortecimento, desautorizada pela recepcionista tcheca.

Depois desse episódio fatídico, parei de insistir nas tais condições ideais e tive muitas boas surpresas. Já corri em volta de pracinha (Bolotnaya Ploshchad, Moscou), em volta de uma pista de quartel militar (Dom Pedrito), em volta de cemitério (Consolação, São Paulo) e até em alto mar (calma, que foi dentro de um navio!).

Mas diria que minha maior descoberta foi o Tempelhof, um aeroporto desativado em Berlim que hoje serve como uma espécie de parque municipal. Lá a gente corre livre, em linha reta, quase voa. E no início de cada pista, tem até uma demarcação (foto) de quanto tempo se leva para percorrê-la de bike, de patins ou correndo.

Tempelhof

Lógico que lugares assim são sempre um estímulo. O que aprendi é que o ato de colocar as pernas para trabalhar depende muito mais de “querer” do que de um entorno “run-friendly”.

Naquele dia da recepcionista, corri numa floresta montanhosa em pleno outono tcheco. Não era plana, não tinha pista. Definitivamente, não foi feita para correr. Mas como valeu a pena.

Isadora Pamplona é jornalista e fotógrafa baseada em São Paulo. Corre por onde passa desde 2010 e não conhece jeito melhor de fazer turismo.

/ 993 Posts

Paulo Vieira

Influenciado pelo velho “Guia completo da corrida”, do finado James Fixx, Paulo Vieira fez da calça jeans bermuda e começou a correr pela avenida Sumaré, em São Paulo, na adolescência, nos anos 1980. Mais tarde, após longo interregno, voltou com os quatro pés nos anos 2000, e agora coleciona maratonas – 9 (4 em SP, 2 Uphill Rio do Rastro, Rio, UDI e uma na Nova Zelândia), com viés de alta – e distâncias menos auspiciosas. Prefere o cascalho de cada dia às provas de domingo e faz da corrida plataforma para voos metafísicos, muitos dos quais você encontra nestas páginas. Evoé.

Um Comentários

Trackbacks & Pingbacks

  1. Destinos do Jornalistas que Correm em 2013

Deixe seu comentário

Seu e-mail não será publicado ou compartilhado e os campos obrigatórios estão marcados com asterisco (*).

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.