Onde correr nas cidades-sede da Copa das Confederações

JQC

Tag: , , , , , , , , , , , , , , ,

http://www.flickr.com/photos/agecombahia
Dique do Tororó em Salvador com a Itaipava Arena Fonte Nova ao fundo. Foto de Agecombahia

No sábado, 50 mil pessoas se reuniram em Madri para praticar esportes nas ruas e apoiar a candidatura da cidade para sediar a Olimpíada de 2020, o evento, chamado “La Noche del Deporte”, foi parecido com a nossa Virada Esportiva, mas com duração menor, de apenas 10 horas. E ele me fez pensar  “e se a gente organizasse corridas em um mesmo dia e horário nas cidades-sede da Copa das Confederações, em apoio a uma causa?” Pode ser mais parques nas cidades, mais corridas de rua gratuitas e/ou a preços populares, mais investimento para os atletas brasileiros… Enfim,  fica aqui a minha ideia e sugestões de  lugares para correr nas 6 sedes:

Rio de Janeiro – do Leme ao Leblon
São 8K passando pelas praias mais famosas do Brasil, Copacabana e Ipanema, com banheiros, bebedouros e quiosques por todo o trajeto, além de uma vista inspiradora, principalmente no pôr do sol. No Leblon, você ainda pode esticar a corrida e ajudar os manifestantes que estão acampados em frente à casa do governador Sérgio Cabral ou parar em um dos deliciosos botecos cariocas e discutir política bebendo um chope gelado.

Belo Horizonte – Parque ecológico da Pampulha
A capital mineira conta com mais de 40 locais, entre pistas e parques, para a prática de corrida, porém, nenhum é mais concorrido e famoso do que a Orla da Pampulha, ao redor da lagoa de mesmo nome. Com 17,8K de pista, conta com obras de Portinari e Niemeyer, além de jardins de Burle Marxs. A infraestrura também é boa, com banheiros públicos e pessoas vendendo água de coco e comidinhas. E o Mineirão, que abriga os jogos da Copa, fica bem pertinho.

Brasília – Parque da Cidade
Eu já escrevi sobre o local em um outro post, tem 10K de circuito, um lindo lago, muitas barraquinhas vendendo água, comida e massagem, boa infraestrutura com banheiros e estacionamento. Como uma de suas entradas fica próxima à Torre de TV, onde há um excelente gramado para festas, shows e manifestações, é um bom local para dar uma esticadinha depois da corrida e reivindicar algo.

Salvador – Dique do Tororó
O circuito é pequenino, apenas 2,6K, mas é abençoado por todos orixás, que estão retratados nas esculturas do artista plástico Tati Moreno, sobre um espelho d’água de 110mil metros quadrados. O Dique conta com uma pista bem conservada, limpa e com banheiros ao redor e  tem estacionamento. A Itaipava Arena Fonte Nova, onde acontecem os jogos da Copa das Confederações em Salvador, fica a poucos metros.

Fortaleza – Parque do Cocó
Ao lado do Shopping Iguatemi, o parque tem trilhas de 4K com chão de terra, em meio a árvores, que ajudam a aliviar um pouco o calor da capital cearense. Se preferir correr na calçada, o entorno do shopping oferece mais 2K, onde assessorias esportivas atendem seus clientes. O anfiteatro do parque costuma ser ponto de encontro de manifestantes, que seguem de lá para a Prefeitura, Centro Cultural Dragão do Mar ou para o Castelão.

Recife – Calçadão de Boa Viagem
Assim como no Rio, a vista da praia, nesse caso de Boa Viagem, é o grande trunfo dessa pista, que conta com 6,8K, bem servidos de chuveiros, quiosques e, a cada 600m, aparelhos de ginástica. Você pode estender o percurso correndo no calçadão da praia de Piedade e somando mais 1,2K. O bairro de Boa Viagem é onde ficam as casas dos principais políticos e pessoas influentes do Recife, o que pode ajudar a sua causa a ser ouvida 😉

/ 72 Posts

JQC

Deixe seu comentário

Seu e-mail não será publicado ou compartilhado e os campos obrigatórios estão marcados com asterisco (*).

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.