O mais difícil da corrida é a… disciplina

JQC

Tag: , , , , , , , ,

7059522927_430a829a14_z

Parecia simples, era só correr três minutos e andar mais três, durante uma hora, dez vezes, sem parar. Ao ouvir a médica falar, fiquei até feliz, por finalmente ter uma planilha de treino, me senti mais profissional, com metas traçadas por semana e um objetivo final (os 10K em novembro). Preparei no celular um aviso a cada 3 minutos, fiz o aquecimento com passos rápidos e largos e comecei a correr.

As duas primeiras sequências foram tranquilas, as cachorras, minhas companheiras de corrida, estranharam um pouco, porque antes nós corríamos até cansar e depois começávamos o revezamento, sempre andando mais do que correndo, decrescendo o ritmo. Foi difícil segurá-las no início, mas elas aguentaram super bem no final. Não se pode dizer o mesmo sobre a dona. Eu fiquei muito cansada a partir da quinta repetição e trotando mais do que de costume.

“Continue a nadar, continue a nadar…”, lembrei da Dori, de Procurando Nemo, em diversos momentos… E tentava mentalmente negociar comigo mesma, “ando 6 e corro 6 minutos depois”, argumentava inutilmente com a perfeccionista que me abriga. Me arrastando no final, terminei o primeiro treino mais exausta do que de costume, não só corporalmente.

Em casa, busquei algumas dicas de como manter a disciplina e não perder o foco na missão:

* Tente se distrair enquanto corre e deixe para o celular, ou outro gadget, a responsabilidade de te avisar quando é hora de caminhar e voltar a correr

* Monte uma trilha sonora que acompanhe o exercício. No meu caso, ela deve acelerar e diminuir o ritmo a cada três minutos em média.

* Aproveite os momentos mais light do treino para se hidratar, mas sem tomar muita água, se não você pode ficar com o estômago pesado e passar mal.

* Repita algum mantra mentalmente, como o da Dori, “com o tempo melhora”, “vou ficar gostosa para o verão”, “amanhã tem mais manifestação” ou coisa do gênero, para você se automotivar.

*Compartilhe os resultados, há excelentes aplicativos para isso, como o RunKeeper, assim você tem mais um motivo para não desistir e mais uma(s) pessoa(s) para te cobrar. Sim1, isso pode ser bom. Sim2, eu conto com a cobrança e o apoio de vocês.

/ 72 Posts

JQC

Deixe seu comentário

Seu e-mail não será publicado ou compartilhado e os campos obrigatórios estão marcados com asterisco (*).

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.