Dicas para corrida de velocidade em manifestações

JQC

Tag: , , , , , , , ,

” Por isso, falo para os meus alunos que eles precisam estar preparados para o dia-a-dia. Ser atletas do cotidiano,  quando precisarem usar a sua aptidão física, usarão com tranquilidade.”

Achei  interessante o comentário deixado por um Personal Trainer no post sobre a minha experiência com corrida de tiro, na manifestação que aconteceu quinta-feira em São Paulo. E decidi fazer esse texto para quem vai a um protesto no Brasil ou pelo mundo e quer correr melhor, caso seja necessário. Espero, porém, que você utilize as dicas em outro momento e que as manifestações não sofram mais repressão policial.

– Potência e coordenação são a alma da velocidade
É possível melhorar as duas coisas com treinamento, arrumando a postura, aumentando o passo, a frequência que você pisa no chão e o impulso inicial. Durante a corrida, seja ela esportiva ou “por necessidade” há 4 fases: a largada, a aceleração, a manutenção da força e a chegada. É importante dividir a energia para todos os momentos, assim você melhora a sua performance e a chance de chegar ao final inteiro.  Para ganhar mais aceleração, que significa aumento gradativo de velocidade, a melhor posição para correr é essa:

Acceleration+Phase_1A perna de traz só deve sair do chão depois de completamente estendida e com a dianteira sustentando o corpo ao encontrar o solo, mantendo o centro de gravidade equilibrado.
Os braços também devem estar em movimento, já que ajudam a manter o ritmo e o equilíbrio, além de relaxar.
Reconheça quando chegar ao seu limite e administre a velocidade, deixando sua postura mais reta, com uma pequena inclinação do corpo para frente.

– Aquecimento é essencial
Não importa se você está em uma manifestação ou competição, tente sempre se aquecer no início para não sofrer com lesões durante e dores horríveis depois. A minha médica esportiva me aconselhou a andar uns 10 minutinhos em passos rápidos antes de começar o treino. Em uma manifestação, você pode andar, pular ou dançar (como o rapaz desse vídeo) para manter o corpo aquecido e os músculos em movimento.

– Alimentação correta faz a diferença
Você precisará de muita energia para corridas de explosão, então, é essencial que se alimente bem antes, durante e depois. Até para prevenir hipoglicemia (diminuição do nível de glicose no sangue) e seus terríveis sintomas, como convulsão e desmaios. Eu disse que era sério! Antes do evento você deve comer muitos carboidratos e tomar líquidos, limitando bem o consumo de gorduras, porque elas demoram mais tempo para serem digeridas. Porém, você deve tomar cuidado também com os carboidratos que escolhe, os que liberam gases, como feijão e brócolos, são contraindicados, assim como os ricos em fibras. Leia mais sobre alimentação na entrevista com a Marina Gorga, do Nutricast.

– Não pare de uma vez e intercale com caminhadas
Já percebeu que os corredores de 100m rasos não param depois de passarem a linha de chegada? Quem já treinou em academia sabe que quando se está correndo na esteira é proibido parar de uma vez, é preciso ir diminuindo gradativamente a velocidade, se não, a chance de você cair ao descer é grande. O mesmo vale para emendar duas corridas de explosão sem o devido descanso entre elas, que pode ser uma caminhada mais leve, assim você se mantém aquecido, consegue recuperar o fôlego e não sobrecarrega a sua musculatura.

Para saber outras dicas de como se cuidar durante manifestações, há bons blogs e tumblrs com informações úteis, como o Além do Vinagre e o Mobilizados. Se for para as ruas, acesse o mapa participativo dos protestos e saiba onde estão os manifestantes, policiais e locais de apoio. Se não quiser sair de casa, tudo bem, veja como o sofativismo pode ajudar a mudar o Brasil. 🙂

/ 72 Posts

JQC

Deixe seu comentário

Seu e-mail não será publicado ou compartilhado e os campos obrigatórios estão marcados com asterisco (*).

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.